Especial Quentin Tarantino: Nasce um novo clássico - "Pulp Fiction"

10/06/2019 17:51 - Resenha100Nota
Por Bruno Omena
Image

Depois de chamar atenção com "Cães de Aluguel" (1992), Quentin Tarantino mostra que não está para brincadeiras com sua antologia policial "Pulp Fiction" (1994)
Para muitos, inclusive, essa é a grande obra-prima do diretor, que traz histórias deliciosamente violentas e personagens que sacudiram a cultura pop.

Inspirada na literatura policial de bancas de jornal, em que o absurdo toma parte do enredo de crimes, mortes e sangue, "Pulp Fiction" ganhou a verborragia de Quentin, que não economizou em diálogos afiados e frases de efeito, que ainda ecoam no inconsciente popular. O diretor optou por uma narrativa fragmentada que funciona perfeitamente amarrando os núcleos de cada uma das histórias. São pequenos filmes dentro do mesmo que seguem o ponto de vista de seus personagens e Tarantino caprichou nas caracterizações.
Aqui temos pelo menos quatro nomes que despertam um interesse imediato do espectador. Butch, Jules, Vincent e Mia.

Bruce Willis foi escalado para dar vida ao boxeador Butch, em um segmento que finaliza numa cena bizarra na qual Tarantino mais uma vez brinca com o humor para quebrar sequências fortes.
O papel de Jules, um dos capangas do mafioso Marcellus Wallace, foi um apropriado presente para o ator Samuel L. Jackson, que não passou no teste para "Cães de Aluguel". Tarantino reparou a questão com um personagem de olhar penetrante e que decide se aposentar após vivenciar um "milagre". Ouvi-lo declamar a passagem bíblica de Ezequiel 25:17 antes de um tiroteio é dos momentos icônicos do longa.
Entretanto, não há imagem mais simbólica do que Mia Wallace (Uma Thurman) e Vincent Vega (John Travolta) chapados dançando um twist.
Uma, que se transformaria numa espécie de musa para o diretor, faz a esposa do temido Marcellus, na personificação da mulher que desperta fascínio na mesma medida que atrai problemas. Do outro lado da mesa, John Travolta ressurge do ostracismo e entrega sua melhor atuação desde os tempos que encarnou o homem comum da periferia que extravasava sua energia e curtia o momento de realeza aos sábados à noite na discoteca.

 No ano seguinte a sua estreia, "Pulp Fiction" concorreu em sete categorias do Oscar para não testar dúvidas que Tarantino veio para ficar. Sobrou indicação até para Travolta. Apesar de não levar o prêmio de Melhor Filme, o diretor e seu parceiro Avary levaram pelo roteiro. Mas o grande mérito do longa foi o impacto que causou em tantas produções que vieram a seguir, transformando-o em um novo clássico.
Assim, com dois grande sucessos embaixo do braço e uma assinatura  própria, que juntava as mais diversas referências, Quentin Tarantino de fato chegou para ocupar um lugar entre os gigantes da indústria.

9.0

*Instagram para contato: resenha100nota

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..