Secretário de Estado da Agricultura realiza visita ao Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca

06/06/2019 17:28 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com Diário Arapiraca
Image

Na manhã desta quinta-feira (06) o secretário de estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Ronaldo Lessa, ao lado do prefeito Rogério Teófilo, e de várias lideranças políticas de Arapiraca, fez uma visita técnica ao Polo Agroalimentar e Tecnológico de Arapiraca, situado no distrito de Bananeiras. 

Situado estrategicamente na região Agreste de Alagoas, o Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca possui laboratórios para tecnologia de alimentos, de análise químico – microbiológico; solo, água e irrigação; produção semi-industrial de derivados da mandioca; processamentos de hortaliças e frutas e de agrometereologia. Um dos objetivos do parque tecnológico é criar um ambiente favorável para o fortalecimento da mandiocultura, horticultura, fruticultura e derivados na região.

A área abriga um dos pontos mais inovadores quando se trata de energia limpa e consumo sustentável.A proposta é irrigar áreas agrícolas a partir de energia eólica e solar.

O polo mantém um protótipo de estação energética de baixo custo que integra painel solar e uma torre eólica para rodar um sistema de irrigação que economiza água e energia, assim como irrigar áreas agrícolas através de sistema digital, beneficiando a cadeia produtiva alagoana, principalmente das famílias do agreste e sertão do Estado.

Alguns projetos já estão em andamento, como o de produção de energia solar e eólica e há previsão para o desenvolvimento de mais pesquisas por estudantes e professores da Uneal.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..