Reunião coordenada pela Defensoria encaminha soluções para déficit de leitos oncológicos em Alagoas

06/06/2019 11:40 - Notícias
Por Assessoria
Image

Propostas e soluções para diminuir o déficit de leitos oncológicos em Alagoas, e para melhorar o sistema de regulação desses leitos, foram apresentadas e definidas nesta quarta-feira (5), durante reunião na Defensoria Pública do Estado, com o secretário da Saúde, Alexandre Ayres, representantes das secretarias de Saúde de Maceió e Arapiraca, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), de hospitais conveniados ao SUS, defensores públicos, e a deputada estadual Jó Pereira.

A Sesau disponibilizará, para consulta pública na internet, a minuta do Plano Estadual de Oncologia e os hospitais referenciados se comprometeram em regularizar a oferta de leitos e cumprir todas as metas já previstas e contratualizadas de realização de exames, consultas e biópsias, bem como apresentar propostas para o aumento da capacidade com oferta de novos leitos oncológicos.

Entre os encaminhamentos da discussão, ficou definida ainda a apresentação, nos próximos dias, pelas secretarias de Saúde e pelo Cosems, de informações atualizadas acerca do número de leitos oncológicos, clínicos e cirúrgicos disponíveis na rede, assim como o plano detalhado da abertura de novos leitos desta especialidade em Alagoas e de um plano específico de oncologia pediátrica. 
    
A Sesau também garantiu a realização, na rede estadual (incluindo o futuro Hospital da Mulher), de consultas iniciais e diagnósticos precoces de oncologia; a implantação do sistema de regulação ambulatorial e hospitalar na área; e a divulgação anual, a começar agora em 2019, de campanhas publicitárias de grande alcance voltadas à prevenção do câncer. 

Considerando o encontro muito positivo, a deputada Jó Pereira lembrou que as cobranças formuladas pela Defensoria Pública também vêm sendo pontuadas por ela ao longo dos últimos anos. “Esses encaminhamentos, com prazos definidos e curtos para que as ações sejam colocadas em prática, são de grande importância, pois, irão representar um enorme impacto na qualidade de vida de milhares de pacientes e seus familiares, e significarão também, em muitos casos, a diferença entre a vida e a morte, porque quem tem câncer, tem pressa", frisou.

Segundo dados da Defensoria Pública, a cada dois dias, três pacientes oncológicos morrem em Alagoas, sem sequer conseguir tratamento. Só este ano foram cerca de 70 mortes nessas circunstâncias. 

“Alarmantes e inadmissíveis, esses números há tempos são evidenciados nas audiências públicas que realizamos sobre o tema, e precisam ser enfrentados com medidas urgentes”, afirmou Jó, destacando o reforço obtido no enfrentamento ao câncer no estado, com a aprovação da emenda - e posterior derrubada do veto pela Assembleia Legislativa, em abril deste ano - ao Orçamento de 2019, destinando 1% (mais de R$ 100 milhões) dos recursos deste orçamento para o atendimento oncológico. A emenda é de autoria de Jó Pereira, em conjunto com a Comissão de Orçamento da Casa.

A parlamentar aproveitou a reunião, coordenada pelos defensores públicos estaduais Daniel Alcoforado e Karina Basto e pelo  defensor público da União, Diego Alves, também para convidar os presentes a participarem da apresentação, que será feita pela Sesau, do Plano Operativo do Hospital da Mulher, no dia 28 deste mês, na Assembleia Legislativa. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..