Secretaria de Desenvolvimento Rural de Arapiraca implanta selo de inspeção municipal

04/06/2019 12:18 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com assessoria
Image

Com o objetivo de legalizar a produção comercializada, técnicos da Prefeitura Municipal de Arapiraca estiveram reunidos, nesta última quinta (30) e sexta-feira (31), participando de uma capacitação para implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O treinamento foi feito abordando dois temas: “Passo a passo para implantação do SIM” e “Inspeção Sanitária aplicada no SIM”.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias vigentes em legislação específica e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção.

Integrantes das secretarias de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Fazenda, Procuradoria, Comunicação e Procon estiveram presentes na capacitação onde receberam informações abordando “Requisitos para a Adesão e Inspeção Sanitária aplicada no SIM”.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Lúcio, essa capacitação é um grande passo para o desenvolvimento rural do município, possibilitando conhecimento para a implantação do selo de inspeção e consequentemente uma melhoria da qualidade de comercialização.

“É importante implantarmos esse selo de inspeção municipal e colocá-lo em prática, para dar a importância e valorização merecida da comercialização dos produtos além do que possibilitamos que os pequenos produtores rurais saiam da clandestinidade e possam produzir os alimentos com maior qualidade sanitária, tornando –se um microempresário rural, e oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantidos”, declarou o secretário.

A equipe técnica de fiscalização tem como finalidade orientar os produtores, bem como, os próprios comerciantes responsáveis pelos setores de distribuição. Isto garante o controle de qualidade dos produtos, sobretudo, ordena o crescimento da comercialização fortalecendo a economia.

“A capacitação é importante para sensibilizar e mostrar os ganhos que o município pode ter e estruturar os seus serviços, além de melhorar a qualidade dos produtos e resolver os problemas enfrentados. O interesse de todos os membros da comissão e o empenho da prefeitura é fundamental para desenvolver o centro de comercialização. Arapiraca só tem a ganhar com a implantação do SIM, principalmente os produtores. Nossa ideia é harmonizar, padronizar com a formalização, que eles deixarão de ser clandestinos e poderão importar e atestar os produtos”, disse Inês Castro, veterinária e consultora do Sebrae.

O SIM é baseado na Lei Municipal nº 3.236/2016, de 30/12/2016 – que dispõe sobre a constituição do Serviço de Inspeção Municipal e os procedimentos de inspeção sanitária em estabelecimentos que produzam produtos de origem animal e dá outras providências, no município de Arapiraca – AL.

 

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..