Arapiraca completou 95 anos de Emancipação Politica neste 30 de maio

01/06/2019 10:03 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves
Image

A  data da Emancipação Política e social de Arapiraca comemorada no dia 30 de outubro ocorreu no dia 30 de maio de 1924 quando a Lei número 1.009 foi sancionada pelo então governador José Fernandes Lima criando o município de Arapiraca que ficou emancipado de Limoeiro de Anadia. O autor do projeto de Lei foi o deputado estadual Odilon Auto natural da cidade do Pilar Esse parlamentar que teve participação decisiva no processo de emancipação de Arapiraca é pouco lembrado. Ele é familiar por parte da mãe dona Thereza Auto Teófilo do prefeito Rogério Teófilo.

Após a criação do município, tendo Esperidião Rodrigues como primeiro prefeito houve um tempo para a criação do Poder Municipal local e a construção da primeira sede da prefeitura do município. No dia 30 de outubro foi marcado pela festa de inauguração da sede do Paço municipal. A posse do primeiro prefeito, Esperidião Rodrigues e do vice-prefeito José Magalhães, ocorreu no dia 07 de fevereiro de 1925. De 30 de maio de 1924 a 07 de janeiro de 1925 Arapiraca ficou sem comando do Poder Municipal.

Segundo historiadores, essa mudança na data da comemoração foi motivada pelo fato de no mês de maio toda a comunidade de Arapiraca na época, está dedicada exclusivamente a cultura do fumo no período do inverno. E na época acharam por bem comemorar a data após a safra e a venda do produto e a pasagem do inverno. As comemorações ficaram sendo realizadas em 30 de outubro quando houve a inauguração apenas da sede do Paço Municipal.   

Defesa de escritor para a mudança não obteve sucesso

A mudança da dada da emancipação para o dia exato da assinatura do projeto de lei em 30 de maio foi defendida há mais de uma décadas pelo escritor e membro da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - (Acala) Carlos Conceição já falecido. O fato foi bastante questionado pelos academicos e motivou a presença em uma das sessões da Acala do então presidente da Câmara Municipal na epoca o atual deputado estadual Ricardo Nezinho.

O parlamentar foi contrario a mudança da comemoração da data defendendo a questão da tradição mantida pelo povo ao longo dos anos.  Defendeu a permanencia da da comemoração da data em 30 de outubro,afirmando que na época até os filhos dos agricultores que nasciam nesse período somente eram registrados no cartório da cidade após o período da safra. Mantendo a tradição da data do nascimento em anotações particulares dos pais na caderneta de anotações.

Vale ressaltar o trabalho do deputado Odilon Auto e de Esperidião Rodrigues

O tempo foi passando até que enfim, apareceu uma luz no fim do túnel e o panorama começa a clarear com a presença oportuna do Deputado Odilon Auto (natural de Pilar) que acompanhando o sacrifício do Major Esperidião Rodrigues, resolveu apoiar e defender a causa da Emancipação Política do então distrito, reivindicada pelo  povo de Arapiraca.

 De posse da documentação necessária, o Deputado Odilon Auto se engaja na luta e passa a preparar o projeto, para enfrentar a fase mais difícil: convencer a maioria dos deputados, e votar pela aprovação do Projeto de Lei para posterior sanção do então Governador  José Fernandes Lima.

Foi uma tarefa árdua, dificil enfrentada pelo Deputado Odilon Auto, que durante meses se empenhou com toda capacidade de trabalho, pela justa causa da emancipação do Distrito de Arapiraca. Na epoca, contrariou os interesses dos políticos de Limoeiro de Anadia, que não desejavam perder a renda mensal do seu mais importante distrito que era Arapiraca.

O líder Esperidião Rodrigues, impaciente com a burocracia da tramitação do processo, tomou uma atitude - viajaria a Maceió e só voltaria para Arapiraca após o resultado final – ou tudo ou nada. Foi com essa decisão que chegou a capital na primeira quinzena de Abril e durante 40 dias permaneceu ao lado do Deputado Odilon Auto, acompanhando a tramitação do Projeto de Lei nº 1009, que após vários debates e discussões acaloradas, foi finalmente aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo então Governador  José Fernandes Lima, no dia 30 de Maio de 1924. 

Foi um relevante serviço prestado pelo Deputado Odilon Auto a causa da emancipação e uma grande vitória para o líder da campanha Major Esperidião Rodrigues da Silva, o grande idealista e primeiro prefeito da cidade mais importante do interior do Estado - Arapiraca. Esperidião Rodrigues foi homenageado com uma estátua na Praça Luiz Pereira Lima no centro. O deputado Odilon Auto é pouco lembrado pelos arapiraquenses.

Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..