Greve na Ufal será tiro no pé e dará munição a críticos das Universidades

29/05/2019 20:12 - Coluna Labafero
Por Coluna Labafero
Image

Rumores indicam que um grupo de professores, estudantes e técnicos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) já pensa em iniciar uma greve por tempo indeterminado, na esteira das manifestações agendadas para esta quinta-feira (30).

Em todo o país, movimentos sociais, sindicatos e representantes de entidades vão realizar protestos nesta quinta-feira contra os cortes nos recursos da educação, determinado pelo ministro Abraham Weintraub e pelo presidente Jair Bolsonaro.

Caso venha a ser deflagrada, a greve será um erro político imenso na estratégia de defesa por mais investimentos em educação. Sem aulas na UFAL, mesmo com salários em dia, docentes e técnicos poderão ser acusados por defensores do corte de serem “oportunistas” e não “quererem trabalhar”, o que é integralmente falso.

E mais: os defensores do corte de recursos da educação poderão dizer que o governo está certo em reduzir as verbas do ensino superior, uma vez que ao primeiro sinal de adversidade, sem negociação nem “justa causa”, as universidades cruzaram os braços deixando milhares de alunos sem aula.

A greve, caso ocorra, será um tiro no pé, com certeza. Só não se sabe se proposital por parte de uma minoria. E com quais interesses.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..