O juiz de direito Rodolfo Osório Gatto Herrmann, titular da 6º vara criminal da capital, condenou nesta terça-feira (28), a 24 anos de prisão, Henrique Mateus da Silva Souza por matar o vereador de Maceió Silvano Barbosa em setembro de 2018.
De acordo com a decisão publicada pelo Tribunal de Justiça (TJ-AL), Henrique foi condenado a pena-base de 27 anos de reclusão, atenuada em três anos por menoridade relativa e de confissão espontânea, previsto no artigo 65 do código de processo penal.
Ainda de acordo com a decisão, conclusões apontam que Henrique Mateus subtraiu os objetos da vítima após o falecimento e que a morte da vítima foi ocasionada como meio para consumação do roubo.
“A conduta do agente foi clara quanto à caracterização do crime previsto no art. 157, §3º, II, do Código Penal, especialmente porque a ação de Henrique Mateus foi precisa ao utilizar os golpes de faca como meio para provocar o resultado morte, tudo isso especialmente planejado para possibilitar a subtração dos pertences da vítima”, embasou o juiz.
A decisão diz ainda que a pena deverá ser cumprida inicialmente em regime fechado.
O Caso
O vereador Silvânio Barbosa foi encontrado morto dentro do seu apartamento, no bairro do Benedito Bentes, na parte alta de Maceió. O corpo estava com algumas perfurações nas costas, possivelmente por golpes de faca. O corpo do vereador foi encontrado por um assessor do parlamentar.
O carro do vereador, um Honda Civic de cor branca, de placa QLH 7999 foi levado pelo suspeito. De acordo com informações, o corpo do parlamentar estava na sala e o quarto estava revirado. "Havia muito sangue dentro do apartamento", contou uma testemunha.