Você não precisa ser gay para ser contra a homofobia

17/05/2019 19:45 - Blog da Raíssa França
Por Raíssa França
Image

Você já deve ter ouvido a frase: “você não precisa ser gay para lutar contra a homofobia”. Sim, é isso. Da mesma forma que você não precisa ser transexual para lutar contra a transfobia e assim por diante. O que venho falar hoje é sobre respeito. E não falo sobre respeito por alguém ser gay, lésbica, bissexual, transexual, intersexo… mas respeito sobre pessoas. Sim, independente da sua orientação sexual, gênero, cor, raça, idade.

Vocês já pararam para analisar que as pessoas rotulam demais os outros e esquecem que o que vale mais é o ser humano que ela é? Tenho amigos gays, transexuais, lésbicas, bissexuais e um familiar que é intersexo. Acreditem: elas são as melhores pessoas que eu conheço. São pessoas que estudam como qualquer outra pessoa, que trabalham, conversam e dão risadas. São aqueles que fazem tudo como nós, heterossexuais, mas que muitas vezes são olhados com outros olhos quando falam sobre a orientação sexual.

São amigos que precisaram esconder dos pais o desejo por causa da vergonha; que se afastaram da igreja já que os “santos” o julgaram afirmando que aquele local não era o melhor para eles; que choraram às escondidas e que tiveram vergonha de andar de mãos dadas na rua.

Eu poderia citar inúmeros desafios que eles passaram: vergonha, preconceito, agressões, piadas, abusos. Neste dia Internacional contra a Homofobia quero dizer que, para mim, eles são as melhores pessoas do mundo. Eles são fortes diante de uma sociedade que rotula, agride e mata. Que eles são dignos de todo amor, abraços e carinho. Que eles são engraçados e que são fiéis aos que eles acompanham.

Sou heterossexual e luto por eles cada dia. Peço respeito por eles da mesma forma que pediria se fosse qualquer outra pessoa, afinal, o que a vida do outro interfere na minha? Por qual motivo devemos amar as apenas as pessoas que “cabem” na nossa lista de perfeição? Você não precisa ser gay para lutar contra. Respeite quem você julga ser “diferente” e lembre-se: o diferente é só questão de opinião.

Estou no instagram: @raissa.franca

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..