Escola de Artes em Arapiraca realiza aula inaugural com grande presença de público

16/05/2019 17:53 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com assessoria
Image

Valorizar a cultura e a educação é prioridade em Arapiraca. Levando isso em consideração, a Prefeitura de Arapiraca, através da sua Escola de Artes realizou, no noite dessa terça-feira (14), sua aula inaugural, dando início ao ano letivo 2019.

A aula inaugural, realizada no auditório da Escola de Artes, no centro da cidade, contou com a presença de boa parte dos estudantes dos cursos de teatro, violão, teclado, canto/coral, bateria, capoeira (Angola), dança contemporânea e dança de salão.

As aulas, que estão sendo ofertadas gratuitamente, são realizadas nos horários matutino e vespertino (destinadas para os estudantes da Rede Municipal de Ensino) e noturno (comunidade em geral).

“Estou muito empolgada em participar desse movimento. Tenho 23 anos e, desde nova, sempre quis aprender a tocar violão. Até tentei assistir a algumas aulas no Youtube, mas sem muito êxito. Daí soube dos cursos daqui e me inscrevi. É a primeira vez que vou estudar Música. Prometo praticar em casa!”, brinca a estudante Lays Santos.

Ela já até pegou emprestado um violão para treinar os exercícios passados pelos professores da instituição, que darão apostilas teóricas para todos os alunos e alunas matriculados.

“Este ano a Escola de Artes, em outubro, vai comemorar seus 10 anos de existência. E agradecemos imensamente à Prefeitura de Arapiraca por ser mantenedora desse espaço de saber e descobertas, além dos parceiros de sempre. Neste 2019, especificamente, temos o apoio direto do Instituto Federal de Alagoas, o Ifal, e do Serviço Social do Comércio, o Sesc Arapiraca. É muito importante esse contato para que a Educação evolua com qualidade e integração”, pontua a diretora da Escola, Eliane Rocha.

O prefeito Rogério Teófilo — ao lado da superintendente pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, Bernadete Barbosa; da secretária Municipal de Articulação Política, profª. Graça Lisboa; do coordenador de Extensão do Ifal, Marcos Nunes; e da diretora da Associação Pestalozzi Arapiraca, Josete Miranda — ressaltou o fato de a Cultura e a Educação serem alicerces para liberdade do ser humano.

É através dessas buscas pessoais e de engrandecimento que nós poderemos evoluir como pessoas para então evoluirmos enquanto sociedade. Estes ambientes de aprendizado precisam sempre ser fortalecidos, estimulados e exaltados porque o ‘produto final’ disso tudo são vocês”, diz o prefeito Rogério Teófilo.

Prova disso é a mistura de classes, credos, raças e gêneros vistos na própria aula inaugural.

Acessibilidade

Um adendo muito importante foi feito pela diretora da Pestalozzi Arapiraca.

“Este ano, nós mais que dobramos o número de inscritos nos cursos gratuitos aqui da Escola de Artes através da Pestalozzi. Ver crianças com deficiência de cognição e dificuldades motoras se superando e apresentando um número teatral ou musical durantes as culminâncias nos enche de esperança, alegria e vontade de vê-los brilhando cada vez mais. Isso é inclusão, isso é Educação”, comenta Josete Miranda, bastante feliz.

Ao final, ocorreu uma linda apresentação de Capoeira Angola do grupo do Mestre Bola Sete, coordenada pelo sociólogo e professor Santi Scaldaferri, mostrando a ginga e a habilidades necessária para esta luta disfarçada de dança.

Dando um ponto final nesta aula inaugural, os mestres dos cursos se reuniram para uma performance musical, em que o público acompanhou cantando e aplaudindo junto. Sinergia pura — um bom sinal do que está por vir.

Professores

Amparados pela diretora Eliane Rocha, pelo coordenador Pedagógico da Escola de Artes, Nardel Guedes e pelo coordenador de Arte da SMEE, Arly Silva Jr., os professores do local terão toda a estrutura para fazer dos alunos verdadeiras pepitas a serem trabalhadas. São eles:

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..