Documentário da Netflix relembra o desastroso "Fyre", um festival de mentiras

15/05/2019 08:46 - Resenha100Nota
Por Bruno Omena
Image

Em 2017 foi anunciado o Fyre Festival, um luxuoso festival de música em uma ilha paradisíaca nas Bahamas. Após uma campanha de marketing poderosa que envolvia top models famosas e influenciadores digitais, como Kendall Jenner, da família Kardashian, o evento viralizou e gerou uma expectativa tão grande quanto o seu retumbante fracasso. Desorganizado desde de sua pré produção, o festival virou motivo de piadas, processos e dívidas.

Tudo começou quando o jovem empreendedor Billy McFarland se uniu ao rapper Ja Rule para promover um grande evento de divulgação de um aplicativo para facilitar a contratação de artistas. Surgiu então a ideia de realizar um festival de música na antiga propriedade do narco traficante Pablo Escobar, uma ilha situada nas Bahamas. 
Mais preocupado em vender sonhos, Billy comercializou a festa sem a menor preocupação com a logística para transformar teoria em prática. O prazo foi diminuindo, fornecedores trocados, custos aumentando e o aroma do fracasso cada vez mais forte. 
O documentário, que coleciona depoimentos de muitos profissionais que trabalharam na fantasia chamada "Fyre Festival", compartilham a ansiedade e apreensão dos momentos que antecederam o dia "D". Segundo os relatos, Billy foi constantemente aconselhado sobre os problemas operacionais, mas o empresário decidiu manter a farsa a todo custo.
Delírios de um golpista em manter a aparência, construída a partir de outras tantas mentiras, que viriam a ganhar os holofotes após a fraude do festival. 
Um dos efeitos mais importantes do caso foi o alerta para os influenciadores digitais e suas responsabilidades. Deixar explícita em suas postagens quando é  realizada a divulgação patrocinada de alguma marca tornou-se obrigatória quando o influencer foi pago para tal. 

O evento nas Bahamas pode ter fracassado, mas na Netflix o "Fyre Festival" ganhou mais um motivo para existir: expor a farsa de Billy McFarland. 
Infelizmente, ele não é o único a construir um império de luxo através de mentiras sedutoras. É bom ficar esperto.

8.0

*Disponível na Netflix

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..