Dois ex-presidentes do país estão presos em decorrência das inevestigações sobre corrupção e desvio de dinheiro público feitas pela Operação Lava-Jato. O petista Luiz Inácio Lula da Siva está desde 7 de abril de 2018. na Superintendência da Polícia Federal (PF) de Curitiba. Michel Temer (MDB) está preso desde ontem na sede da PF, em São Paulo. Veja as características das prisões e das celas de ambos.
Michel Temet
Cela
Passou a noite em uma sala - com cerca de 20 metros quadrados - improvisada com uma cama, no mesmo andar onde fica o superintendente da PF. Como não havia banheiro no cômodo, o ex-presidente foi transferido para outra sala com toalete individual. Policiais também levaram a cama e um frigobar para a nova cela improvisada.
Visitas
Ainda não foram acertados os detalhes sobre visitas a Michel temer.
Motivos
É acusado de participar de um esquema envolvendo as obras em Angra 3, no qual teria sido beneficiadpo com R$ 1,091 milhão.
Temer pode ser transferido para uma sala do Estado Maior na sede da Divisão da Cavalaria da Polícia Militar de SP. Lá, Temer terá direito a um espaço com banheiro, uma mesa, cama e acesso à televisão.
Luiz Inácio Lula da Silva
Cela
Na Superintendência da PF, em Curitiba, Lula ocupa uma sala improvisada de 15 metros quadrados com cama, banheiro e uma mesa. O ex-presidente conta ainda com uma TV de plasma, uma esteira ergométrica para fazer exercício e um aparelho de MP3 para ouvir música.
Visita
Pode receber visitas de advogados todos os dias. No máximo, dois defensores por dia. Já familiares e amigos tem um dia determinado: quinta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.
Motivo
Lula foi preso após ser condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no caso tríplex do Guarujá. Em abril, o Superior Tribunal de Justiça rweduziu a pena de 12 anos e um mês de prisão para 8 anos, dez meses e 20 dias.










