Jovens e adolescentes estão sendo alvo de abuso e exploração em Arapiraca: diz conselheiro

02/05/2019 10:31 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com NN1
Image

Em entrevista a NN Entrevista da Novo Nordeste  nesta quinta-feira (02/05) o integrante do Conselho Tutelar da área 1, Weslem Santana. Ele veio falar sobre o “Maio Laranja,” dedicado ao reforço das atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece no próximo dia 18 de maio. “A Campanha ‘Maio Laranja’ busca divulgar a realidade sobre crimes no estado. A cor laranja foi escolhida para marcar a campanha como um sinal de 'alerta' de que precisamos estar atentos à uma realidade à nossa volta, muitas vezes, bem perto de nós, que precisa da nossa ação para ser combatida”, disse o convidado.

Weslem explicou que o Conselho Tutelar atende crianças e adolescentes em situações de violação de direitos. De acordo com o entrevistado, é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes e, a partir do atendimento, aplicar medidas de proteção. “Não podemos aplicar qualquer medida de punição. O máximo que podemos fazer é advertir e, não havendo resolução, encaminhar o caso ao Ministério Público”, explicou.

O entrevistado contou que os casos chegam ao Conselho Tutelar de diversas maneiras: encaminhados por delegacias, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e até escolas. Algumas famílias buscam o órgão por iniciativa própria, mas as denúncias geralmente são feitas pelo Disque 100 - um serviço que oferece proteção a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. “Infelizmente, abusos e explorações continuam aumentando em Arapiraca. Continuamos averiguando as denúncias, tomando as providências cabíveis, mas desde o começo do ano estamos com aproximadamente 15 casos constatados, fora àqueles que ainda estamos apurando”, lamentou.

Weslem encerrou contando que o "Maio Laranja" promoverá ações este mês em várias instituições da cidade, sobre a ação do Conselho Tutelar em Arapiraca, as dificuldades enfrentadas, o quantitativo de atendimento, a necessidade de se criar uma terceira equipe de conselheiros e sobre as futuras eleições do Conselho.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..