A gráfica Valid S.A teve seu nome confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a impressão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O governo federal deu garantias de que o cronograma será mantido, e que as provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições também foram confirmadas no período entre 6 e 17 de maio.
Após decreto de falência da empresa RR Donnelley, antiga detentora do contrato, houve a necessidade de troca da gráfica. A Valid estava na ordem seguinte de classificação em licitação realizada em 2016, e teve sua convocação solicitada para não haver atrasos na edição deste ano.
Segundo o Inep, esta foi decisão mais segura a ser tomada, dentro da legislação vigente, já que não haveria tempo o suficiente para iniciar um novo procedimento. Ainda de acordo com o órgão, a medida segue os padrões estabelecidos na Lei Nº 8.666/93, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos dos Estados, distrito Federal e municípios.
A autorização da convocação da nova empresa veio por meio do Tribunal de Contas da União (TCU) na última quarta-feira (24). Segundo informou o ministro da educação, Abraham Weintraub, a decisão do TCU foi importante, pois garante a segurança e aplicação do exame dentro do cronograma estabelecido.
com Agência Brasil*










