De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE/AL), o empresário Luciano Lima Lopes já foi preso e investigado por desvios de recursos públicos em outros dois municípios. Em 2016, ele foi preso pelo Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) por conta da prática de fraudes na execução de locação de veículos, só que no município de Monteirópolis, interior de Alagoas.

“No mesmo sentido, existe procedimento (inquérito civil público nº 03/14) em trâmite na Promotoria de Justiça de Traipu, o qual trata de irregularidades na contratação da empresa LLMar e de desvio de recursos públicos do referido município ribeirinho. Impende salientar, ainda, que Luciano Lima Lopes responde a uma ação penal na Justiça Federal, subseção judiciária de Arapiraca (processo nº 0000026-84.2014.4.05.8001), em razão da prática de fraude em licitação no âmbito da contratação para fornecimento de merenda escolar do município de Dois Riachos”, detalha o MPE/AL.

Já André Firmino de Farias era servidor da Prefeitura de Girau do Ponciano. “É homem de confiança de Fábio Rangel até os dias de hoje. Tamanha é a sua lealdade ao ex-gestor que, por ocasião da prisão de Fábio, por ordem do Juízo dessa 17ª Vara, em julho de 2017, ele, com outros apoiadores, agindo com hostilidade, chegaram a tentar impedir o trabalho dos profissionais de imprensa que cobriam a chegada do ex-prefeito preso à sede do Ministério Público. Episódio que se repetiu na cidade de Arapiraca, quando André Firmino teria ameaçado repórteres que faziam a cobertura da segunda prisão de Fábio Rangel”, lembram os promotores.

“Ele ostentava uma posição fundamental para a consecução dos objetivos pretendidos pela Orcrim: a de chefe do setor de transportes da prefeitura e ‘fiscal’ dos contratos de locação de veículos. Isto porque André Firmino, por ocupar tal posição no quadro do município, possuía total controle da frota de carros, aí incluídos os locados, de sorte que o desvio de recursos no âmbito desse tipo de locação não teria sido possível não fosse a sua participação, colocado ali estrategicamente por Fábio Rangel”, explica o MPE/AL.

*Com assessoria.