Senador Renan afirma que está no “Baixo Clero”, bancada federal tem atuação pálida

30/03/2019 07:39 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves
Image

Em entrevista exclusiva aos jornalistas Amanda Almeida, Ana Clara Costa e Paulo Celso Pereira da revista Época – a primeira após a eleição da Mesa Diretora do Senado – o senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse que, agora, faz parte do “baixo clero”. A atual posição segundo Renan, garante mais independência para se posicionar em relação ao governo de Jair Bolsonaro. O senador tem sido crítico em relação ao início do governo Bolsonaro e avaliou que o presidente não deve confundir o conceito de coalizão com a velha política.

O equívoco, aponta Renan Calheiros, pode inviabilizar a gestão e criar dificuldades para a aprovação de propostas como a reforma da previdência. “ As dificuldades políticas que são colocadas no caminho das reformas preocupam. Sobretudo pelo entendimento verbalizado pelo presidente de que já havia feito sua parte ao entregar a proposta. Isso obscurece um Compouco a concepção do que, para ele, significa ser presidente da República, sentar naquela cadeira, potencializar a instituição, fazer política, cuidar das demandas legislativas”, afirmou.

Já a bancada federal dos nove deputados entre os reeleitos e os de primeiro mandato tem atuação tímida na Câmara dos Deputados. A atuação da bancada se resume a pedidos de audiências públicas. O experiente e bem articulado, Arthur Lira (PP) não disse a que veio. A única representante feminina de Alagoas Tereza Nelma (PSDB) tem apenas uma proposta. Arapiraca que depositou fé e esperança em Severino Pessoa como representante de Arapiraca e o Agreste na Câmara dos Deputados está decepcionada. Pobre Alagoas.

Ex-prefeita Renilde Bulhões vai assumir no Senado

O senador Fernando Collor vai tirar 120 dias de licença no Senado a primeira vez nesse segundo mandato. Em seu lugar vai assumir como senadora a médica e ex-prefeita de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões. Ela é esposa do prefeito santanense Isnaldo Bulhões e mãe do deputado federal Isnaldo Bulhões No mandato anterior Collor também deu vez aos suplentes Euclides Mello seu primo e Ada Mello. 

O "Mea Culpa" do governador

O governador Renan Filho (MDB) está tentando levar de volta ao aconchego do Palácio República dos Palmares a importante politicamente família Pereira. Ele está oferecendo ao clã, que domina nas cidades de Junqueiro, Teotônio Vilela e Campo Alegre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos.

O "Mea Culpa" 02

Os Pereira, ao que se sabe, estão divididos sobre a aceitação ou não da nova aliança, a família ainda está magoada com a titude do governador na antecipação da eleição da ALE, defendendo o tio, Olavo Calheiros. A deputada Jó Pereira, por exemplo, não estaria concordando voltar a ocupar uma pasta no governo estadual, mas quem decide mesmo é o prefeito Joãozinho Pereira, de Teotônio Vilela.

Eleições 2020

As articulações com vias as eleições 2020 em Arapiraca foram iniciadas com reuniões discretas dos grupos que vão concorrer ao pleito. O prefeito Rogério Teófilo (PSDB) vai para a reeleição, no entanto não fala no assunto assegurando que está realizando um bom volume de obras em todo o município tanto na área urbana quanto rural.  Na oposição as articulações focam na pré-candidatura do deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB).

Eleições 2020

Na oposição dois deputados estaduais estão no grupo, Ricardo Nezinho (MDB) e Breno Albuquerque (PRTB) junto com o pai o ex-deputado estadual Dudu Albuquerque. Quando ao grupo do deputado federal Severino Pessoa (PRB) ainda não existe uma posição definida se vai para a disputa ou se alia ao grupo do governador e Luciano Barbosa. Já o deputado estadual Tarcizo Freire (PP) se mantém na sua posição de independência quanto aos grupo da situação e da oposição. Quanto a sua posição ou se será candidato a prefeito só Deus sabe.

  

Reforma do Mercado Público de Arapiraca

Em parceria com a Caixa Econômica Federal, foi implantado no Mercado Público Municipal de Arapiraca nós conseguimos, um terminal de autoatendimento do Banco 24 horas está instalado nas dependências do mercado, no acesso da Rua Padre Cícero, e ficará funcionando de acordo com o horário de atendimento do estabelecimento. O prefeito Rogério Teófilo (PSDB) atendeu a uma reivindicação dos comerciantes e consumidores e isso significa mais dinheiro circulando no Mercado Municipal

Reforma do Mercado 02

O Mercado Público está passando por uma reforma em toda a sua estrutura fídica na atual gestão do prefeito Rogério Teófilo. Comerciante desde a inauguração do Mercado Público, o senhor José Nildo agradeceu a ação realizada, favorável para comerciantes, fornecedores e público consumidor “Trabalho aqui desde que foi inaugurado e estou muito feliz com essa reforma depois de tantos anos. A tendência agora é melhorar e nós agradecemos, pois estávamos esperando”, destacou o comerciante José Nildo.

Ricardo Nezinho passa a controlar a Desenvolve

A Agência de Fomento de Alagoas, também chamada de Banco do Povo, passa a ter o deputado Ricardo Nezinho (MDB) como principal responsável pelo órgão. Uma benesse do governador para ele, que já tem o controle de indicações no Hospital de Emergência do Agreste.  Os números, apresentados no site oficial, mostram o poder econômico e a capacidade de negociar da Desenvolve, que não tem status de secretaria, mas é o que tem para os deputados aliados de primeira hora.

Ricardo Nezinho 02

 Nezinho que tem pretensões de disputar mais uma vez a Prefeitura de Arapiraca em 2020, já sorrir com outro semblante, mas o também arapiraquense Breno Albuquerque, filho do ex-deputado estadual Dudu Albuquerque aliado do governador, ainda da base de apoio ao governo. não pode dizer o mesmo.  O PRTB, com quatro deputados continua curtindo uma de “bico seco”, e o governador até o momento não sinalizou nada.

Concurso público em Penedo

O prefeito de Penedo, Marcius Beltrão anunciou durante uma entrevista na Rádio Penedo FM, que irá realizar concurso público para provimento de vagas no executivo municipal daquela cidade. De acordo com o gestor, o certame será realizado no dia 07 de julho deste ano, mas ainda depende da aprovação de uma reforma administrativa municipal, que aguarda o aval da câmara municipal de Penedo.

Nível do “Velho Chico” em Traipu

As fortes chuvas que caíram nos últimos dias têm elevado o nível de água do Rio São Francisco em várias cidades ribeirinhas de Alagoas e Sergipe A água barrenta é ideal para a reprodução de muitos peixes. O sertanejo ribeirinho está otimista com a chegada das primeiras chuvas do inverno. O pescador em Traipu, cidade ribeirinha que fica a cerca de 180 km da capital Maceió, está com mais esperanças.

Nível do “Velho Chico” 02

Quanto aos agricultores, muitos já preparam a terra para o plantio e esperançosos declaram: Este parece que será um ano bom para o plantio do feijão, milho e mandioca além de outras culturas de sobrevivência.  Ano bom pra o homem do campo, o sertanejo ribeirinho, é ano com chuva. Assim, o desejo é que essa se mantenha para garantir uma boa safra, uma boa produção de alimentos básicos.

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..