Município de Arapiraca abre programação do "Abril Azul" nesta segunda (02)

29/03/2019 14:15 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com assessoria
Image

Na próxima terça-feira, dia 02 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em Arapiraca, uma série de atividades serão desenvolvidas durante o mês, em órgãos públicos, a exemplo do Centro de Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo –  Espaço Trate,  e privados.

A proposta da Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, e das entidades envolvidas, é de chamar a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e tema  inclusão, que vai acontecer em forma de palestra, roda de conversa, mesa redonda, piquenique, corrida, panfletagem, contação de histórias e brincadeiras.

Segundo Maiara Cristine Oliveira, fonoaudióloga, a proposta da programação do Espaço Trate é chamar a atenção da população para o autismo, socializar as informações e ressaltar o serviço ofertado, gratuitamente, pelo Município. “O diagnóstico precoce do TEA é um fator determinante para que o processo terapêutico aconteça de maneira mais eficaz”, destacou.

A abertura das atividades, agendada para a próxima segunda-feira (1º), às 8h, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), bairro Santa Edwiges, visa abordar os aspectos do autismo e ressaltar o desafio da área pedagógica, que deve ser discutida pela equipe multiprofissional do Trate, as famílias assistidas pelo órgão e profissionais da educação, durante roda de conversa.  

Na terça-feira (2), a  programação acontece no Centro, onde será realizada ação de  panfletagem de material educativo, com orientações à população  sobre quais os sinais e sintomas do autismo. Já na quarta-feira (3), no Bosque das Arapiracas, foi planejado um momento especial de socialização entre as crianças, as famílias e o público que frequenta o local.

Programação

Espaço Trate

01/04 – Roda de Conversa – no auditório Cria. Público: famílias das crianças autistas, professores e  auxiliares de salas de aula de escolas das crianças assistidas pelo Trate e da Rede Municipal de Ensino –  das 8h às 12h.

02/04 – Panfletagem, na praça Marques da Silva, das 8h às 12h.

03/04 – Piquenique, momento lúdico, contação de histórias e brincadeiras, no Bosque das Arapiracas,   das 16h30 às 18h.

 

Eventos

Além da programação do Espaço Trate, outros eventos estão sendo organizados por instituições públicas e privadas, em alusão ao Abril Azul. Segue a programação abaixo:

 

Evento:  + Inclusão Itinerante

29/03,  a partir das 15h, no Complexo Multidisciplinar Tarcizo Freire.

– Palestras e mesa redonda.

Tema: Inclusão escolar e laboral

 

Evento:  Sensse Day –  Pensando Através do Espectro

30/03, das 7h30min às 18h30h, no Centro Universitário Regional do Brasil (Unirb), no bairro Planalto, do outro lado do Arapiraca Garden Shopping.

Programação: cerca de 12h de debates voltados para o TEA, a contar com especialistas renomados na linha de frente.

Inscrições:  www.doity.com.br/sensse-day , até as 19h desta sexta-feira (29), através Para mais informações: (82) 999.511.757 (Clínica Sensse: Mente e Corpo)

 

Evento: 4ª Corrida Azul – Pela conscientização do autismo

13/04, às 15h, no Bosque das Arapiracas. Modalidades: kids, 2k, 4k, 6k

Inscrições: na sede da pestalozzi ou através do site www.contime.com.br

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..