Quem precisou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia, no sertão de Alagoas, neste sábado (16/03), deu de cara com a porta. Na frente da unidade há um aviso dizendo: “UPA FECHADA, DIRIGIR-SE AO HOSPITAL UMEAS”. Segundo a assessoria do Instituto Diva Alves do Brasil (Idab) o contrato de administração encerrou, e a empresa não é mais responsável pela unidade.
No dia 23 de fevereiro deste ano 80 funcionários da UPA de Delmiro Gouveia assinaram o aviso prévio. O clima na unidade ficou tenso e apenas as alas vermelha e amarela estavam funcionando. De acordo com o secretário de saúde de Delmiro Gouveia, André Ramalho, haveria uma negociação de dívidas entre a Prefeitura e o Idab. Porém neste sábado (16/03) a empresa informou que o contrato estava encerrado e que a unidade seria fechada.
A assessoria do Idab comunicou que a prefeitura de Delmiro Gouveia foi avisada. “Informamos a prefeitura há 45 dias que o contrato havia acabado e que o Idab seria o responsável pela administração da UPA até esse período. O Idab encerrou as atividades e hoje não responde mais pela UPA de Delmiro Gouveia”.
“O contrato foi encerrado, não houve renovação e o Idab ainda permaneceu na UPA até o prazo estabelecido”, completou a assessoria.
Na época da tentativa de acordo, o secretário de saúde disse ainda que apenas os repasses da União para a empresa estão em dia. "O que estão em atraso são os repasses do Governo Estadual e Municipal", informou André Ramalho.
A imprensa tentou entrar em contato com a Prefeitura de Delmiro Gouveia e foi informada por um assessor parlamentar que o Prefeito está reunido com vereadores para solucionar o caso. Por enquanto as pessoas que precisarem de atendimento médico devem se dirigir a Unidade Mista e Emergência Dr. Antenor Serpa (UMEAS).

Roberto Gonçalves










