O holocausto sem filtro - "O Fotógrafo de Mauthausen"

08/03/2019 12:30 - Resenha100Nota
Por Bruno Omena
Image

"Uma imagem vale mais que mil palavras."

Baseado numa história real, "O Fotógrafo de Mauthausen" (2018) traz a visão do holocausto sob as lentes do fotógrafo, Francesco Boix (Mario Casas), que passou pelo campo de concentração de Maunthausen durante a guerra, quando os espanhóis opositores ao regime Franquista, na Espanha, foram enviados para os alemães.

Trabalhando como ajudante de um fotógrafo nazista que maquiava as imagens para encobrir os horrores do lugar e os maus tratos, Boix enxergou a importância de mostrar a realidade para o mundo e abraçou a missão de esconder os negativos como prova incontestável da desumanidade a que estavam submetidos.

Apesar da evidente limitação de orçamento para retratar um campo de concentração que parece menor do que realmente foi, a película da diretora Mar Targarona é mais um enredo interessante e cruel sobre um triste período da história, que me parece uma fonte inesgotável de casos a serem contados.

Mario Casas, que conheci através do ótimo suspense "Um Contratempo" (2016), faz um trabalho digno de figurar nas listas de melhores do ano. É um ator que merece ser acompanhado, pois tenho a impressão que seu nome ganhará mais destaque em um futuro próximo.

Praticamente o roteiro é amparado apenas pela interpretação de seu protagonista, mas tem uma narrativa bem desenvolvida até o final e os coadjuvantes, mesmo com pouco destaque, funcionam emocionalmente na conexão com o espectador.

Assim, se você também se interessa em acompanhar os relatos daqueles que contribuíram para que a história fosse contada da maneira certa, não deixe de ver "O Fotógrafo de Mauthausen".

8.0

*Disponível na Netflix

*Instagram para contato: resenha100nota

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..