Quando o assunto é gestão de benefícios para redução de custos de transporte, sempre surge a grande dúvida sobre o que é melhor: benefício vale transporte ou vale combustível?

É comum que a maioria das empresas ofereçam apenas o vale transporte para cumprir com a obrigatoriedade da legislação. Ainda assim, não são poucos os funcionários que preferem utilizar um veículo particular como meio de locomoção até o local de trabalho, sendo assim o cartão combustível seria uma boa opção para esse grupo de colaboradores - já que utilizar o desconto de vale transporte para outros fins é considerado crime (vide artigo 1º da lei 7.418/85).

O que é o vale combustível? 

Este benefício facilita o abastecimento de combustível e facilita o dia a dia dos funcionários, já que com o cartão combustível não é preciso guardar notas fiscais para reembolso.

Também é uma solução para redução de custos nas empresas, principalmente para controle de gastos com atividades externas (representantes comerciais, por exemplo).

Tem vantagens além de reduzir custos, como oferecer segurança, evitar fraudes, proporcionar comodidade e facilita os relatórios personalizados da gestão de RH.

Por que oferecer os dois tipos de benefícios? 

Os benefícios relacionados a transporte, tanto o cartão de abastecimento de combustível quanto o vale transporte, não são considerados como remuneração. Portanto, é um ponto positivo para a empresa realizar a roteirização de vale transporte de forma correta e disponibilizar os dois tipos de benefício, para que o

colaborador possa escolher qual usar avaliando aspectos como necessidade, comodidade e segurança.

Essa possibilidade de escolha permite que os funcionários se sintam mais valorizados!

É interessante procurar maneiras de como reduzir custos na empresa e uma recomendação é terceirizar a gestão de custos com benefícios.

A redução de custos é ainda maior quando se encontra uma empresa de vale transporte e de vale combustível - além de outros benefícios -, porque facilita o cálculo dos custos fixos de uma empresa e a comunicação é melhor alinhada quando tudo pode ser resolvido com uma instituição só.

Para ter maior controle de vale transporte, o colaborador que deseja usufruir de determinado benefício deve informar ao departamento de Recursos Humanos da empresa qual tipo de transporte deseja utilizar no momento da contratação. Depois essas informações serão concedidas para a empresa que cuida da gestão de vale transporte e de vale combustível.