Depois que o líder da oposição na Venezuela, Juan Guaidó, se autoproclamou presidente do país para tentar derrubar o presidente Nicolás Maduro, mostrei neste espaço (leia aqui) que o ato estava sendo imitado no Brasil pelo ator José Abreu, que se autoproclamou presidente do Brasil.

Ideia também foi lançada na Colômbia. O pesquisador social, artista e escritor Alejandro Muñoz apareceu com uma réplica da faixa presidencial numa Praça de Bogotá sendo empossado como presidente.

Ele protestou contra a reunião do Grupo Lima em Bogotá na segunda-feira (25), com a presença do vice-presidente dos EUA, Mike Pence, e do líder da oposição venezuelana, o autoproclamado "presidente interino", Juan Guaidó.

O primeiro decreto de Alejandro Muñoz foi declarar a paz. "Sim à paz, não à guerra, não mais tráfico de drogas, não mais neoliberalismo". Em seu discurso, o autoproclamado presidente anunciou que providenciará para que o governo dos EUA "tire suas bases militares deste país".

Ainda não sei se o que parece agora humor pode virar algo perigoso, ou vice-versa, mas que algumas dessas autoproclamações causam reações de gargalhadas, isso é verdade.