Arapiraca firma parceria com FGV para investir em capacitação à comunidade escolar

27/02/2019 10:39 - Roberto Gonçalves
Por Redação
Image

Na manhã desta quarta-feira (27) o Prefeito de Arapiraca Rogério Teófilo, o Secretário Municipal de Educação Janeo Melanias, o ex-ministro, professor e diretor da Fundação Getúlio Vargas Henrique Paim e o coordenador da Instituição Romeu Caputo para falar de assuntos relacionados à educação do município. A equipe junto com o gestor municipal foram entrevistados na manhã desta quarta-feira (27) na Rádio NN.

Em sua fala inicial, o Prefeito Rogério destacou que a educação é uma das principais prioridades do município. “Mais importante pra mim, que sou filho de professor, é a educação. Por isso fomos buscar pessoas capacitadas, que investem na qualidade e melhoria dessa área. Arapiraca tem uma Universidade Estadual, Federal, um Ifal entregue agora... Então nosso plano foi estrutura física, reestruturação do ensino e fomos atrás desses cursos de capacitação para que 100% das escolas sejam recuperadas até o final do mandato”, disse.

Sobre a parceria firmada com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para capacitação de profissionais da educação, como técnicos, gestores e professores, o ex-ministro de educação e professor da Instituição Henrique Paim explica que é uma atividade que envolve todos os âmbitos da educação com o objetivo de potencializar o aprendizado. “Essa parceria consiste em fazer um levantamento da gestão administrativa e financeira para que o gestor se desonere dessas questões mais específicas e tenha mais tempo para cuidar do aprendizado que é o mais importante. Temos feito isso através de seleções de novos diretores para que já incorporem essa cultura através do compromisso e conscientização de não deixar nenhum aluno para trás. Ele precisa aprender e ser acolhido para que não reprove e nem abandone”, contou.

“O diretor precisa acompanhar cada turma dando suporte ao professor em sala de aula e o secretário acompanhe cada escola e dar suporte a cada diretor. É isso que a nossa equipe tem tentado trabalhar e implementar aqui em Arapiraca. A gente não pode tirar do jovem e da criança o direito de aprender e se desenvolver que vai dar a ela uma esperança de um futuro melhor”, frisou Henrique Paim.

Questionado sobre o desinteresse de novos profissionais em ingressarem na área de docência, o coordenador da FGV defende que é necessário valorizar o profissional. “A gente precisa investir mais na carreira do magistério, fazer que nossos adolescentes apostem nessa carreira. Esse processo [de desinteresse] acontece há várias décadas e deve haver um projeto de valorização com o magistério que vai além de salários. A gente acredita que pela valorização que vem as mudanças”, disse.

Sobre a antecipação da data base para dar o reajuste nos salários dos professores, o Prefeito declarou ser um motivo de satisfação por Arapiraca ter sido o pioneiro no país. “Quando conversei com os vereadores eles entenderam. Fomos a primeira prefeitura a encaminhar para a Câmara, a primeira Câmara a aprovar e o primeiro município do Brasil a antecipar. Dar o aumento para uma classe como a dos professores é motivo de orgulho para o município”.

Em relação ao ano letivo de 2018, que terminou com aulas atrasadas no município, o gestor municipal informou que deve terminar 2019 com normalidade no calendário. “A gente começa a colocar as aulas em dia agora em março e com espaços revitalizados, reformas feitas. Com o programa, nós planejamos acabar o ano com as aulas normalizadas, e deslocamento de professores, organização de gestores com a ajuda da Fundação, tudo vai se normalizar até o final do ano”, explicou.

Ele também esclareceu que não foram realizados concursos na área de educação, como prometido em campanha, por questões financeiras. “Mantenho o compromisso [de realizar concursos], mas não esperava encontrar uma prefeitura desse jeito. Se eu fizesse o concurso, não teria os fundos para o Lago da Perucaba, recursos do Centro Novo, Revitalização de bairros, calçamentos, do ASA. A imagem que eu tinha como candidato era uma e quando cheguei a gestão, vi que a realidade era outra. Eu sou gestor, tenho compromisso com todas as áreas do município. Se eu puder fazer o concurso, farei, mas os dois primeiros anos foi para arrumar a casa, agora estamos trabalhando e realizando obras de infraestrutura, educação e saúde e creio que no próximo ano chegaremos de outra forma”, apontou.

Rogério Teófilo finalizou frisando que não compactua com a recomendação, feita pelo Ministro da Educação Ricardo Vélez, que solicitava que crianças ficassem enfileirados para cantar o Hino Nacional e ao final falasse o slogan usado na campanha de Jair Bolsonaro. “Eu não comungo com essa determinação. Somos a favor da democracia e apesar de ter votado no governo atual, não concordo com isso e nem com a militarização das escolas. Temos nossas tradicionais escolas militares, mas cada instituição é de uma forma”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..