Arapiraca promove ações de prevenção às ISTS e acidentes de transito no carnaval

26/02/2019 13:55 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com assessoria
Image

Durante o período carnavalesco, a Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, está reforçando as ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/ Aids) em empresas do município. O trabalho está sendo executado pela equipe de Promoção à Saúde.

A programação teve início no dia 18 de fevereiro com uma palestra sobre prevenção de acidente no trânsito, apresentação do Grupo de Educação em Saúde da Promoção da Saúde (GESPS) sobre a marchinha educativa em relação as ISTs. O objetivo é tirar dúvidas dos colaboradores e clientes que trabalham em estabelecimentos de Arapiraca. A equipe também aproveita para apresentar os serviços ofertados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Durante toda a semana, os colaboradores e clientes de cerca de oito empresas receberão marchinha pré-carnavalesca com temáticas de prevenção e orientação, testes e entrega de preservativos. As atividades são idealizadas pelo GESPS e encerram na sexta-feia (01).

O secretário de saúde, Glifson Magalhães, destacou a importância das atividades realizadas nas empresas do município. “A Secretaria de Saúde de Arapiraca através da Promoção da Saúde exerce um papel fundamental de prevenção, pois, a partir do momento que conseguimos conscientizar a população sobre formas seguras de se relacionar com o ambiente, onde neste caso, o trânsito, através de uso de equipamentos de proteção e o não uso de bebidas alcoólicas”, disse. “Então, atuamos de modo a possibilitar a qualidade de vida da população e a redução do custo de despesas no SUS, como custos hospitalares com cirurgias pós acidentes, como também, pós cirúrgico, as despesas com medicamentos e reabilitação”, concluiu o secretário.

PREVENÇÃO

O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão de IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.

A camisinha masculina ou feminina pode ser retirada gratuitamente nas unidades de saúde de Arapiraca. Quem tem relação sexual desprotegida pode contrair uma IST.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..