O Musical dos Musicais - "Cantando na Chuva"

25/02/2019 11:39 - Resenha100Nota
Por Bruno Omena
Image

Talvez "Cantando na Chuva" (1952) seja o maior musical da história do cinema ou pelo menos o mais lembrado.

Protagonizado, por Gene Kelly, o longa traz um famoso ator do cinema mudo que precisa se adaptar aos novos tempos dos filmes falados.
Tal enredo funciona como uma grande metalinguagem de um período crítico para atores e realizadores em Hollywood. O advento do som e diálogos falados mudou a forma de fazer cinema e nem todas as estrelas da época conseguiram passar ilesos por esse momento de transformação da indústria cinematográfica.
Billy Wilder retratou com amargura e genialidade os rastros deixados pela transição no ótimo "Crepúsculo dos Deuses" (1950). Já em "Cantando na Chuva", o clima é mais leve, divertido e nostálgico.
Uma boa parcela dessas virtudes se dá pelo imenso carisma de Gene Kelly (pelo menos na frente das câmeras). Com raízes da Broadway, o ator foi "descoberto" por Judy Garland ("O Mágico de Oz") e a partir dali fez sucesso no cinema cantando, dançando, interpretando, coreografando números musicais, dirigindo e produzindo.
Após o êxito de "Sinfonia em Paris" (1951), seu filme anterior, vencedor do Oscar de Melhor Filme, Kelly encenou em "Cantando na Chuva" uma das cenas mais icônicas da sétima arte ao dançar sem se importar com a chuva e cantar a felicidade, pois, para aquele que é feliz, o sol nunca deixa de brilhar. O momento é sublime e a câmera se movimenta acompanhando os sentimentos do homem que brinca na água. Sensacional.

Além do referido número, "Cantando na Chuva" conta com outros takes inspirados e coadjuvantes talentosos, como Debbie Reynolds e Donald O'Connor. 
O roteiro é extremamente fluido e se desenvolve a partir da trilha sonora, que existiu antes do script e a direção foi dividida entre Kelly e Stanley Donen.

Apesar de não ter estourado na época de seu lançamento, "Cantando na Chuva" ainda hoje é figura certa nas listas das maiores obras do cinema e seu valor artístico lhe garantiu o status de "legendário" entre a crítica especializada.
Definitivamente um filme para lembrar e cantar...

"I'm singin' in the rain..."

9.0

Instagram para contato: resenha100nota

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..