Sucesso de público, as séries documentais despertam curiosidade e reabrem debates

20/02/2019 12:10 - Resenha100Nota
Por Bruno Omena
Image

Gozando de altos número de audiência, as séries documentais que se propõem a rever casos policiais polêmicos, envoltos em mistério e teorias, têm tomado conta dos serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime Video.

"Making a Murderer" (2015-) é um grande exemplo dessa febre que chama a atenção do público e acaba repercutindo nos casos, ao reabrir debates sobre culpados e inocentes.

A história de Steve Avery, preso duas vezes, ainda gera discussões acirradas entre espectadores e a justiça americana. Quando jovem, Steve foi incriminado por um suposto estupro e passou 18 anos preso, mas com o advento dos exames de DNA, finalmente foi inocentado e decidiu processar o condado pelo erro judicial. No decorrer do processo, Avery foi novamente acusado, dessa vez pelo assassinato de uma fotógrafa em circunstâncias no mínimo suspeitas. De volta a prisão, Steve luta para provar sua inocência mais uma vez. A série, então, mostra os bastidores da história e as incongruências do caso, provocando o espectador a refletir.

Em "The Keepers" (2017), temos um conto de dois crimes. O documentário, que inicialmente seria apenas sobre o desaparecimento de uma jovem freira, professora de uma escola de administração religiosa, se torna um triste relato de abusos sexuais de padres e educadores. Os relatos das ex-alunas da Irmã Cathy Cesnik sobre os constantes abusos dentro da escola, pelas mãos dos padres, são de embrulhar o estômago. 

Outro caso emblemático que foi manchete em todos os jornais da época também virou série na Amazon Prime Vídeo.  
Produzida, por Jordan Peele ("Corra!"), "Lorena" (2019) traz de volta Lorena Bobbit, que ficou mundialmente conhecida por ter decepado o pênis do marido. Alegando sofrer abusos constantes do esposo, a jovem justificou o ato violento perante a justiça e o caso fomentou debates importantes sobre relacionamentos abusivos e violência doméstica. A série também escancara o machismo arraigado e o lado predador da mídia sensacionalista.

Além dessas três produções, outras tantas estão disponíveis nas diversas plataformas e em sua grande maioria convergem no sentimento de pesar desses tristes episódios da vida real.

*Disponíveis na Netflix: Making a Murderer e The Keepers
*Disponível na Amazon Prime Vídeo: Lorena

*Instagram para contato: resenha100nota

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..