Dando continuidade aos dados da pesquisa divulgada nesta segunda-feira (18) sobre a eleição em Maceió, em 2020, a semelhança com a de govenador do ano passado impressiona. É que a imensa maioria do eleitorado não sabe em quem votar. E isso é natural porque ainda falta muito tempo até o pleito, quase dois anos. Além disso, o eleitor deixa para se posicionar melhor nas três últimas semanas.

Com margem de erro de 3% para mais ou para menos, o Instituto Falpe Pesquisas detectou que 94,25% dos entrevistados - na pesquisa espontânea para prefeito- não opinaram em quem votariam.

Mas se as eleições fossem hoje o ex-prefeito Cícero Almeida lidera as intenções de votos, 1,75%. JHC e Rodrigo Cunha aparecem com 1,25% e 1%, respectivamente. Ronaldo Lessa tem 0,5%; Tereza Nelma e Kelmann Vieira empatam, 0,25%. Fernando Collor, Paulão e Marcelo Palmeira, entre outros, somados têm 0,75%.

Vereador - Para vereador dois dados chamam atenção: primeiro, 87,25% dos entrevistados não opinaram quando perguntados ‘se as eleições fossem hoje , em quem você votaria para vereador?’ Depois, a liderança de Davi Davino, que obteve 5,75% das intenções.

Certamente esse percentual tem relação com a votação que o  seu rebento , Davi Davino Filho, obteve na eleição para deputado estadual. Dos 39.342 votos em Alagoas, quase a metade, 19.435, foi em Maceió. Davino Filho foi o segundo candidato a deputado estadual mais votado na capital.

Em segundo lugar na pesquisa aparece Francisco Sales, 2,25%. Dudu Holanda tem 0, 75%. Em seguida estão empatados, com 0,5%, Fátima Santiago e Lobão. Dudu Ronalsa, Kelmann Vieira e Silvânia Barbosa têm 0,25%.

Por fim há uma lista enorme com os nomes de importantes políticos alagoanos, mas que somados atingem apenas 2,25% das intenções.

Como foi dito neste espaço nesta segunda-feira (18) (leia aqui), não é nenhuma novidade que pesquisa é apenas uma fotografia do momento.

Contudo, pode significar, entre outras coisas, “o mapa do caminho da carta do destino”.