Com 10 indicações ao Oscar, "A Favorita" se destaca pelas grandes atuações

01/02/2019 12:31 - Resenha100Nota
Por Bruno Omena
Image

Situado na Inglaterra do século XVIII, "A Favorita" (2018) traz a rainha Ana em meio a uma disputa de interesses políticos e amorosos. Enquanto Sarah (Rachel Wesz), a duquesa de Marlborough tenta manter sua influência sobre a Rainha Ana (Olivia Colman), a nova criada Abigail (Emma Stone) busca tomar a preferência.

Dentro da filmografia do diretor Yorgos Lanthimos, "A Favorita" é seu filme mais convencional, apesar de preservar os simbolismos presente em seus trabalhos.
Nesse jogo de intrigas, o trio de atrizes está sensacional e recebe o merecido reconhecimento com as indicações ao Oscar. Olivia Colman desenvolve bem a personalidade depressiva e insegura da personagem, por isso não seria surpresa sua premiação. Emma Stone e Rachel Weisz travam um verdadeiro duelo de ótimas interpretações. Stone como uma ambiciosa criada que enxerga uma oportunidade de ascender e Weisz como uma conselheira manipuladora.

Interessante analisar algumas passagens do roteiro que retratam bem a psicologia humana. A Rainha Ana sofria de dores físicas, que mais pareciam manifestações dos sofrimentos da vida. Sua revolta com os momentos de beleza denotam a desilusão com o mundo. Como um lugar que permitiu a morte de 17 filhos pode abrigar qualquer manifestação de alegria sublime? 

Em outro momento inspirado, Sarah alerta sobre as falsas verdades adocicadas que saem da boca de Abigail para seduzir a Rainha e justifica a dureza de algumas palavras pela legitimidade que amor lhe dá.
Com uma bela direção de arte, "A Favorita" é um filme elegante e ácido, ao elocubrar sobre ações e consequências.
O final seco, que alterna olhares perdidos, nos mostra que as mentiras forjam eternos servos.

7.0

*Em cartaz nos cinemas Cinesystem

*Instagram: resenha100nota

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..