Gestão transforma Hospital Regional de Arapiraca em referencia

15/12/2018 10:47 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com Arapiraca News
Image

O Hospital de Regional de Arapiraca está ampliando sua estrutura física e investindo em novos equipamentos, trabalho coordenado pela Sociedade Beneficente Nossa Senhora de Bom Conselho, mantenedora da instituição filantrópica que se consolida como referência positiva.
Localizado no centro da cidade mais importante do interior de Alagoas, o hospital construído pelo governo estadual na década de 1950 supera períodos de crise e chega ao século XXI revigorado. 
O processo iniciado em agosto de 1990, quando o Rotary Club de Arapiraca fundou a sociedade beneficente que administra a unidade de saúde, é um marco na história do hospital que atende, em média, onze mil pessoas por mês. 
Até novembro deste ano, foram registrados 114.775 atendimentos ambulatoriais, sendo mais de cento e nove mil (109.228) de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2017, foram realizados 128 mil procedimentos e onze mil internações.
“O Hospital Regional de Arapiraca é a última e a única esperança desse povo. Se ele não for atendido aqui, não vai ser atendido em lugar nenhum e isso não é fácil”, explica o diretor médico Ulisses Pereira em depoimento inserido no vídeo institucional publicado no canal Gonzaga Home Video no You Tube, produção da Live, empresa arapiraquense que faz a assessoria da instituição de saúde.

 

Arapiraca e 50 municípios 
O Jornal de Arapiraca visitou o Hospital Regional de Arapiraca na última quarta-feira, 12, para registrar as obras que estão em andamento e o que já foi feito na unidade de saúde que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. 
Recepcionada pelo  Adailton Reis, a reportagem do semanário foi apresentada aos mais recentes investimentos na unidade de saúde pública que atende a população de Arapiraca e de mais 50 municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. 
Projetada conforme os padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a nova cozinha do Hospital de Nossa Senhora do Bom Conselho deve ser inaugurada antes do final do ano. A obra em curso segue o padrão de qualidade e de atendimento das rigorosas normas dos órgãos de fiscalização.
“O nosso investimento aqui é de aproximadamente duzentos mil reais”, informa o diretor administrativo do Hospital Regional de Arapiraca. Adailton Reis mostra como o setor funcionará, desde a recepção dos alimentos aos cuidados específicos na obra onde cada detalhe tem relação com a observação de regras, conforme ressalta a gerente de hotelaria hospitalar, Marilene Benedita.

Serviços humanizados
Em fase de acabamento, na nova copa/cozinha circulam atualmente trabalhadores da construção civil, mas em breve abrirá as portas para servidores e pacientes do Regional. Já nas alas das enfermarias e dos quartos particulares, a clientela do Hospital Regional circula nos corredores da unidade que humanizou serviços e espaços. 
Nas paredes dos espaços que acolhem doentes e enfermos, o branco estéril dos ambientes hospitalares foi substituído por cores. A rede que leva oxigênio da central para os leitos foi trocada por completo, outro investimento recente feito com recursos do Regional. 
Além das pequenas e grandes reformas, o trato correto com pacientes é parte da conduta diária do pessoal, 560 funcionários, entre efetivos e contratados, quantitativo informado pelo diretor administrativo Adailton Reis.


Hospital Amigo da Criança
Médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos trabalham com zelo e profissionalismo, dedicação que fez da Santa Casa de Nossa Senhora do Bom Conselho receber o selo “Hospital Amigo da Criança”. O reconhecimento é consequência de investimentos na maternidade referência para gravidez de risco e partos humanizados.
A maternidade dispõe ainda de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) e UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) neonatal e adotou o método ‘mãe canguru’, cuidados específicos para crianças nascidas prematuras.  
“É com muita coragem, luta e parcerias que a gente consegue trabalhar, o hospital enfrenta dificuldades financeiras, dependemos basicamente do SUS, mas temos convênios com o governo estadual e planos de saúde. Por isso, conseguimos seguir com nosso trabalho porque a prioridade maior é a atenção aos pacientes”, afirma Adailton Reis.
Usuário do SUS ou particular, todos são acolhidos, com qualidade, no Hospital Regional de Arapiraca. Em um dos quartos duplos, somente as camas são classificados como equipamento hospitalar. 
“O restante do mobiliário é do tipo que se usa em residência ou meio de hospedagem, aqui o paciente se sente em casa ou em um quarto de hotel”, compara Marilene Benedita, responsável por pensar e sugerir soluções que atendam às normas. Entre elas a instalação de uma pia na parede do quarto, fora do banheiro, para uso do profissional por atender o paciente, conforme explica a servidora com mais de 30 anos de serviços prestados ao Regional e agora concluinte do curso Design de Interior.


Mais de 100 leitos
Segundo a assessoria da instituição, a capacidade de produção hospitalar da Santa Casa é superior a 100 leitos, sendo a maioria reservada ao SUS. Os demais atendem associados  aos planos de saúde e pacientes de iniciativa particular. Até meados deste mês, 8.635 internações de pacientes do SUS foram registradas e mais 1.383 particulares.
Para todos os pacientes, o Regional de Arapiraca dispõe de centro cirúrgico com cinco salas, estrutura que viabiliza a realização de mais de 600 cirurgias por mês. Em 2017 foram feitos cerca de 7.400 procedimentos cirúrgicos.
Com uma gestão focada na eficiência e na excelência dos serviços, o hospital se tornou referência, no Brasil, em cirurgias de face pelo SUS. Só no ano passado, foram 538 procedimentos, informa a assessoria sobre a especialidade aberta em 2014 que já realizou cerca de 3 mil cirurgias e mais de 9 mil consultas.


Redução de mortalidade

Outro destaque foi o certificado recebido pela redução de mortes por infarto agudo do miocárdio, também no âmbito do atendimento SUS. A diminuição de óbitos é decorrente do Programa Latin, instalado em junho de 2017 para agilizar o atendimento aos pacientes com suspeita de infarto que são encaminhados ao Nossa Senhora do Bom Conselho.
 Ainda no ano passado, a evolução da assistência na maternidade do Hospital Regional de Arapiraca foi um dos fatores que reduziu a taxa de mortalidade infantil no município, sendo de 10,38 por mil crianças nascidas vivas, o menor índice da história da Terra de Manoel André, conquista que mereceu voto de aplauso da Câmara de Vereadores.


Subestação de energia
Aberto 24 horas, o Hospital Regional tem serviço ambulatorial de urgência e emergência, adulto e pediátrico. Também estão disponíveis clínicas médica, cirúrgica e pediátrica, além de UTI adulto, UCI e UTI neonatal, Unidade Mãe Canguru, Centro Obstétrico e apartamentos.
Além dos pacientes SUS, as portas da instituição estão abertas para clientes dos planos de saúde Bradesco, Cassi e Unimed, além de particular, este apenas para casos hospitalares e não ambulatoriais.
Para evitar problemas causados por falta de energia, um novo gerador foi adquirido. O equipamento de 500 kVA é três vezes mais potente do que o atual e integra uma moderna subestação de energia elétrica, outro investimento em fase de conclusão na unidade de saúde agora com setor administrativo anexo ao hospital. A proximidade da gestão torna a comunicação menos burocrática e ainda reduz custos, uma das metas do planejamento orientado por empresa especializada.
“Por ser um hospital que tem história, que tem luta, que tem vida e que, sobretudo, por ser filantrópico, atende a população mais carente. Este hospital pertence à sociedade mais carente de Arapiraca e aqui encontra o acolhimento e o atendimento necessário”, resume o provedor da Santa Casa de Nossa Senhora do Bom Conselho e do Hospital Regional de Arapiraca, o promotor de justiça Geraldo Magela Pirauá no depoimento registrado em vídeo.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..