O judiciário coage ministros e usurpa competências, diz Renan Calheiros

13/12/2018 14:59 - Coluna Labafero
Por Redação
Image

O senador Renan Calheiros usou suas redes sociais para fazer uma análise apimentada sobre “dificuldades” enfrentadas pelo judiciário e ainda aproveitou para afirmar que alguns setores trabalham na base da coação, inclusive de deputados.

Calheiros, que parecia estar bastante inspirado citou até Montesquieu, para falar da  independência, a separação e a harmonia dos Poderes. Confira a publicação na íntegra.

Perguntam-me por que entendo que a maior dificuldade do Judiciário no Brasil é que setores da primeira, da segunda instância e do Ministério Público Federal coagem ministros e usurpam competências dos Tribunais Superiores. Respondo: aprovamos no Senado o fim das aposentadorias como prêmio para juízes e promotores que cometem malfeitos; o fim dos supersalários; o abuso de autoridade; a nova lei de licitações...Mas eles não deixam que nada disso ande na Câmara. Também coagem os deputados.

O próprio CNJ, que criamos para fazer o controle do Poder, enfrenta dificuldades para fazer sua parte.

Agora, me anima o fato de termos na Corregedoria Nacional de Justiça um jovem ministro do STJ, Humberto Eustáquio Martins que, se quiser,  tem força para puxar a casaca dessa gente.

Veja como essa judicialização continua: o senador gaúcho Lasier Martins - por sugestão do senador cearense Tasso Jereissati - entra com pedido no STF para impor voto aberto na eleição de presidentes da Câmara e do Senado. Em português claro, é um parlamentar espancando a Constituição ao pedir a intervenção de um Poder no seu próprio Poder para constranger seus colegas. É assim que a roda gira.

O relator do pedido de Lasier será o ministro Marco Aurélio Mello. E a independência, a separação e a harmonia dos Poderes, desenhadas por Montesquieu, aguardam com apreensão sua decisão.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..