Praça das Casuarinas em Palmeira, prefeito promoverá audiência pública de 'faz de contas'

11/12/2018 08:09 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com Tribuna do Sertão
Image

Com o claro intuito de "remendar" e tentar justificar um erro histórico e grosseiro o prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar (PSB) anunciou no portal da prefeitura uma audiência pública a ser realizada no próximo dia 12, na Praça das Casuarinas para tratar da construção da UBS no referido logradouro.

O objetivo da Audiência Pública divulgada é "levar à comunidade conhecimento sobre o projeto de construção da Praça com anexo de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que abrigará três postos: Centro e Oásis I e II" dentro da Praça.

A audiência pública é um espaço onde os poderes Executivo e Legislativo ou o Ministério Público podem expor um tema e debater com a população sobre a formulação de uma política pública, a elaboração de um projeto de Lei ou a realização de empreendimentos que podem gerar impactos à cidade, à vida das pessoas e ao meio ambiente.  

Contudo, o que pesa contra a medida anunciada e que a torna mais um "faz de conta" de sua gestão, é que toda audiência pública deve ser realizada de forma antecipada à concretização de qualquer ação, política pública, projeto de lei ou construção que causem impactos à vida das pessoas ou ao meio ambiente.

No caso da Praça das Casuarinas, a obra contestada nas rede sociais e até em petição pública eletrônica no AVAAZ já foi iniciada como podemos ver na foto abaixo, o que contraria o sentido de realização de uma audiência pública.

O "faz de contas" desta audiência pública é uma vã tentativa de se justificar um erro que deve ser corrigido pela Justiça, em face de ferir o Estatuto das Cidades e até o Código Civil que garante a praça, logradouro público, como bem público e não para uso específico.

Além disso, sabe-se que os recursos garantidos para a obra só contemplam a construção das UBS e não da Praça. O Município anunciou no mês passado com publicação no Diário Oficial que está em contenção de despesas, inclusive com cortes drásticos no orçamento.

A comunidade está reagindo e majoritariamente nas redes sociais se posiciona contra a construção da unidade de saúde na Praça das Casuarinas, mas favorável que seja em outro lugar.

Alguns depoimentos de cidadão se destacam nas redes sociais. O médico e ex-deputado Fernando Duarte disse no facebook:  "não podemos aceitar apagar nossa história e nossas memórias. Vamos nos organizar e conversar com o prefeito. Quem deu essa ideia não deve ser palmeirense e se for, precisa saber o quanto é importante preservar a história de um povo".

Tito Souza declarou que não "entendo como uma pessoa é eleita pelos moradores de sua cidade e não quer ouvir o povo. É o dono da cidade, por acaso? Não é assim que se governa. O poder não é só seu, a cidade, idem. Baixe um pouco essa soberba e vamos ter consciência que o Sr. está errado".

Já a desembargadora Elisabeth Carvalho, que viveu toda a infância e juventude em Palmeira dos Índios e como cidadã declarou também nas redes sociais que esta semana vai ingressar na Justiça, com uma Ação Civil Pública de Embargos de Obras. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..