Um documentário sobre coisas importantes é o que promete "Minimalism" da Netflix

28/11/2018 15:58 - Resenha100Nota
Por Bruno Omena
Image

Quantas vezes nos perguntamos por que queremos algo?
O documentário "Minimalism: A Documentary About The Important Things" (2016) traz esse e outros questionamentos com o propósito de provocar a reflexão e auto-análise ao espectador.

Vivemos cercados de bens materiais que perdem o significado a cada estação do ano e mais do que entulhar uma casa, alimenta uma indústria de consumo pelo consumo, pois nem sempre pensamos se de fato precisamos daqueles itens. É a falsa percepção de controle das ações, quando na verdade nós somos guiados e consumidos pelos modismos e imposições sociais.

Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus propõem uma mudança no estilo de vida calcada no Minimalismo, em que você deve questionar o real valor do que te cerca e viver com o essencial. Essa noção não é radical, por isso uma coleção de livros ou discos pode perfeitamente ser essencial pra você. Assim, eles não pregam o fim do consumismo ou que as pessoas vivam no limite para sobreviver. A questão passa pelo consumismo consciente, sem os devaneios de quem procura a felicidade no novo produto lançado no mercado.
É melhor ter no um ótimo casaco no gurada roupa ou vários que você use pouco?
A filosofia do minimalismo busca atribuir esses significados às coisas que te cercam e estimular o descarte das peças que não acrescentam a sua felicidade.
Alguns depoimentos de pessoas que passaram a seguir esse pensamento ajudam a ilustrar o documentário e propagar essa ideia que não é fácil de ser colocada em prática, diante de tantos costumes arraigados, mas convido você a maximizar os pensamentos, conheçer o Minimalismo, e ponderar sobre a viabilidade na sua vida ou não.

7.5

*Disponível na Netflix

Instagram: resenha100nota

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..