Fliara aproxima crianças pelo prazer da literatura infantil

16/11/2018 14:46 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com assessoria
Image

No meio da feira –  a primeira Feira Literária de Arapiraca (Fliara) – livros, cor, contação de histórias e crianças. Elas chegaram cedo e logo ocuparam os lugares que foram preparados especialmente para o público infantil, a Fliarinha e o Piquenique Literário.

Ao ar livre, embaixo de uma frondosa árvore, chamada de “árvore de poemas” ou em setor da Biblioteca Pedro de Franças Reis, o mundo encantado da literatura infantil foi apresentado neste primeiro dia de Fliara, quinta-feira (15), através de exposição de livros, contação de histórias, encenações, construção coletiva, uso de fantoches, pinturas faciais e oficinas.

Já no dia de abertura da Fliara, que é promovida pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, o público infantil provou que tem afinidade com o mundo das letras e pode ser ainda mais motivado em ambientes lúdicos. Logo nas primeiras horas, todos os espaços foram ocupados pelas crianças. De variadas idades, com diferentes graus de alfabetização, todo mundo participou e interagiu.

Os maiores, logo se achavam no meio dos livros expostos e em versos pendurados na árvore. Para os menores, contadoras de histórias, vestidas para compor o cenário, estimular a participação dos pequenos e, também, das famílias.   “Eu estou achando incrível conhecer outras crianças, sentar embaixo da árvore, escolher um livro e ler. Aqui é tudo colorido e bonito”, declarou Maria Eduarda, 9 anos.

Piquenique Literário

O ambiente foi todo decorado com toalhinhas coloridas, puffs, livros expostos ao chão e versos pendurados na árvore, que serviu de teto, sombra e cenário para os pequenos e seus pais.   De acordo com Joelma Araújo, idealizadora do projeto Piquenique Literário, a proposta do espaço é despertar o gosto pela leitura de forma dinâmica e colorida e, também,  promover a interação com as famílias.

“Durante a Fliara, além da contação de histórias preparamos a árvore de poemas, com escritos de autores arapiraquenses, a exemplo de Milene Lima, Zé de Quinô, Carlisson Galdino e Cartuxo. Este último, com exposição de seus trabalhos”, completou.

 Biblioteca Municipal abriu as suas portas para a Fliarinha, a filha da Fliara, como está sendo chamada, carinhosamente. A proposta, segundo Vânia Maria, auxiliar da Biblioteca Infantil, é apresentar o espaço, que já integra o órgão do município, e fomentar o gosto pela leitura entre as crianças.

Além disso, em uma mesa coletiva, montada ao ar livre, são realizadas atividades pedagógicas, com construção de brinquedos, que visam estimular a criatividade do público infantil. Para isso, o município conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

“A criança participa da oficina, atuando na construção do seu próprio brinquedo. A experiência enriquece a sua capacidade criativa”, destacou Vânia Maria.

Vale lembrar que a programação da Fliara segue até o domingo (18), no horário das 14h às 22h, na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro. Entretanto, a Fliarinha atende ao público infantil, das 14 às 18h.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..