Eleição antecipada da Mesa do Legislativo de Arapiraca pode ser anulada

10/11/2018 06:07 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves
Image

A decisão foi tomada por um grupo de vereadores da Câmara Municipal de Arapiraca e a eleição antecipada que em 04 de maio de 2017 pode ser anulada. Foram eleitos o vereador Léo Saturnino para presidente, Moisés Machado, vice-presidente e Edvânio Correia, Primeiro secretário. De acordo com o advogado que está a frente da causa, que não teve o nome revelado, o ato normativo que alterou o dispositivo do Regimento Interno da Casa, está inserido de inúmeros vícios que precisam ser corrigidos.

Eleição antecipada 02

O objetivo do grupo de vereadores insatisfeitos com a eleição, é de que seja feito um novo projeto de resolução a ser submetido a votação e apreciação dos demais vereadores e a realização de uma nova eleição. A eleição para o biênio 2019/2020 foi realizada em 04 de maio de 2017. Léo Saturnino que está no primeiro mandato pode não assumir o comando da Casa Legislativa Herbene Melo, a partir de 2019. Até o termino dos trabalhos legislativos deste ano o caso deve ter novos desdobramentos.

Eleição antecipada 03

Dos três eleitos antecipadamente, apenas Léo Saturnino está no primeiro mandato, Moisés Machado está no 5º mandato, já comandou a Casa é atual vice-presidente e quer se manter no poder. O momento é importante por conta das eleições em 2020 quando querem se reelegerem. Mas o mais importante nesse interesse, é a administração pelo presidente, dos recursos do repasse do duodécimo mensal repassado pela Prefeitura superior a um R$ milhão.

Eleição antecipada 04

Decorridos 01 ano e 06 meses depois, 11 vereadores querem anular o pleito, com a argumentação de que era inconstitucional. Por outro lado, Leo Saturnino e os demais membros da Mesa Diretora escolhida reafirmam que a eleição foi feita de maneira legal e justa, e insinuam que a reclamação não passa de uma articulação do prefeito Rogerio Teófilo para tentar comandar o legislativo arapiraquense.

Expectativa pelo comando dos cargos

Em Alagoas, é grande a expectativa é ampla, com os parlamentares eleitos pela primeira vez e pelos reeleitos já buscando saber em Brasília como vai comportar o novo governo em relação ao assunto. A divisão do comando de cargos federais no Estado já começa a ser disputada e articulada pelos parlamentares que apoiaram a eleição do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Expectativa 02

O que se tem praticamente como certo é que o Partido dos Trabalhadores, que ainda detém grande fatia de cargos públicos pelo Brasil, está fora de qualquer composição política com o governo federal a partir do próximo ano. Nessa articulação em Brasília, o deputado federal reeleito Arthur Lira, que, em épocas recentes, comandou um bloco de sustentação do governo na Câmara, agora deve ficar mais fortalecido. Pelo menos 150 deputados farão parte do Centrão, bloco que será liderado por Lira junto ao novo governo de Jair Bolsonaro.

Na mira da Polícia Federal

A recente operação realizada pela Polícia Federal no Estado, que teve como alvos várias pessoas influentes do meio político, está investigando desvio de verbas públicas, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro O prejuízo avaliado em Maceió e Marechal Deodoro de acordo com a Polícia Federal é da ordem de R$ 54 milhões. O superfaturamento foi realizado na construção de escolas e creches nos dois municípios também está na mira da Polícia Federal. Tem gente graúda preocupada com o desenrolar das investigações.

Fábricas de queijo são interditadas no Sertão

Duas fábricas clandestinas de queijo foram interditadas nesta quinta-feira (8) em Monteirópolis, Sertão de Alagoas, durante mais uma etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco, realizada pelo Ministério Público (MP-AL) junto a vários órgãos. Segundo o MP, os alvos da operação ficam no povoado Lagoa da Arara, e são reincidentes.

 

Fábricas de queijo 02

 

 Os dois já haviam sido interditados em etapas anteriores da FPI.

Não havia ninguém no primeiro local, mas havia sinais de atividade recente. Os técnicos encontraram formas de fabricação, uma pequena quantidade de queijo em uma geladeira, sal, frações de coagulantes, luvas, sacolas para a venda, caixas de isopor e baldes com soro de leite.

 

Fábricas de queijo 03

 

"Toda a conduta da fabriqueta estava errada. Desde o armazenamento até o processamento do queijo, sem nenhuma condição higiênica e sanitária para o funcionamento", explicaram os técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).

 

AMA contesta ação FPI

 

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) através do seu presidente vereador Hugo Vanderlei criticou a forma e condução de fiscalização PREVENTIVA Integrada da Bacia do São Francisco. Ele defende ações mais preventivas em lugar de punitivas. Hugo Vanderlei é natural de Cacimbinhas no Sertão do Estado e sua defesa é em favor dos pequenos fabricantes de queijos.

 

Teófilo assina acordo de cooperação com o BNB

 

O prefeito Rogério Teófilo assinou, na manhã desta quinta-feira (8), acordo de cooperação entre o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), que visa disciplinar ações integradas de promoção de financiamentos  para produtores rurais do município.

 

Teófilo 02

 

A assinatura aconteceu durante a programação do Dia de Campo, realizado no Sítio Flexeiras, zona rural do município, na presença de José Paes, gerente geral do BNB em Arapiraca; de Flávio Maurício, secretário de Desenvolvimento Rural; Leandro Ferreira, agricultor; e José Anderson Soares, engenheiro agrônomo da SMDR.

Interlocutor da família Bolsonaro

A dinâmica da política vai naturalmente impondo ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, e aos filhos, Flávio e Eduardo, campeões de votos no Rio de Janeiro e em São Paulo ao Senador e à Câmara Federal nas eleições deste ano É nesse cenário que o deputado federal Arthur Lira, do PP-Al, se torna interlocutor da família Bolsonaro na Câmara Federa .Ponto positivo para a bancada de Alagoas.


 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..