Frank Capra derruba as cercas da sociedade no emocionante "Adorável Vagabundo"

09/11/2018 15:26 - Resenha100Nota
Por Bruno Omena
Image

Recém demitida do jornal em que trabalhava, a repórter Ann Mitchell (Barbara Stanwyck) decide publicar uma carta de um fictício desconhecido que anuncia seu suicídio na véspera de natal como forma de protesto a corrupção e a pobreza. Após a repercussão da carta, o jornal decide contratar um mendigo para fingir ser o autor do desabafo, mas o caso toma grandes proporções.

Em "Adorável Vagabundo" (1941), Frank Capra consegue mais uma vez transmitir a esperança no homem comum, que através de pequenos gestos cotidianos, pode fazer a diferença no mundo e inspirar o próximo.
O seu desconhecido John Doe (Cary Cooper) ,que surgiu através de uma carta falsa, ganhou vida porque a ideia manifestada era verdadeira. Ele era apenas o porta voz de milhares de homens e mulheres sem rosto e sem oportunidades. Seu discurso sobre as mudanças e o fim das cercas que nos separam de nossos vizinhos é tão atual como na década de 40, quando o filme foi lançado. Em um mundo que nem sempre preza pela justiça, não adianta olhar para cima em busca de ajuda, pois a transformação da sociedade deve começar do nosso lado. Gentileza, respeito e compreensão derrubam barreiras e estigmas, criando a legítima revolução. Aquela que inicia dentro de nós.
Mas nem todos querem a mudança por medo de perder o controle e o poder. Os inconformados tentarão a todo custo desacreditar as ideias e aqueles que a defendem. São os abutres prontos para devorar a carne enquanto lhes convir e desprezá-la quando seus interesses já estiverem saciados.

Capra conduz a história sem nos poupar da face impiedosa da sociedade, mas nunca nos deixa esquecer que a esperança nunca morrerá. 
E assim, o diretor conseguiu novamente me emocionar, tal como fez em "A Felicidade Não Se Compra", outra jóia de sua filmografia.
Então, te convido a conhecer Capra e os desconhecidos ao nosso redor, pois eles podem nos ajudar a conhecermos nossa verdadeira identidade.

10.0

*Disponível no YouTube

Instagram: resenha100nota
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..