O que torna um homem livre? - "Um Sonho de Liberdade"

05/11/2018 15:37 - Resenha100Nota
Por Bruno Omena Costa

Dirigido por Frank Darabont, "Um Sonho de Liberdade" costuma figurar frequentemente nas listas dos maiores filmes da história do cinema e, apesar de ter perdido o Oscar para "Forrest Gump", em 1995, está sempre acima do longa protagonizado por Tom Hanks no gosto dos críticos que elaboram as tais listas.

O roteiro, adaptado a partir de um conto de Stephen King, traz a história do banqueiro Andy Dufresne (Tim Robbins), preso injustamente e condenado a prisão perpétua na penitenciária de Shawshank. Lá ele conhece o detendo Red (Morgan Freeman) com quem faz amizade, e enquanto enfrenta as barbaridades do lugar, se esforça para manter viva a esperança de dias melhores.
Assim como no conto, os acontecimentos do filme são narrados a partir da perspectiva de Red, que desde o princípio simpatiza com a obstinação de Andy em não deixar seu espírito ser consumido pelos maus tratos dos colegas e dos guardas. Estes, por sua vez, são os grande vilões, cobertos de autoritarismo e violência. Nessa inversão de papéis, a exceção de alguns poucos, os detentos são as vítimas de Shawshank, que trabalha para quebrar o espeítiro dos detentos enquanto eles perdem suas referências.
A dupla Freeman - Robbins é ponto forte da produção e simboliza a amizade solidária de dois amigos que compartilham desilusões e os pequenos momentos de regozijo, como na cena em que Andy negocia com o guarda carrasco seus serviços de contador em troca de cerveja para os colegas. Mesmo sem beber, ele se realiza apenas por ter proporcionado aquele momento, e deixa escapar um sorriso curto de satisfação.
Para Andy, não havia acomodação, resiliência. Ou você se esforça para viver, ou se esforça para morrer. Por isso, por mais que o mundo pareça opressor, procure uma forma fugir para um lugar mais agradável, mesmo que seja através de um livro ou de uma música. Leia, cante, dance, ouça, se movimente, para lembrar que nenhum lugar pode prender nossos sonhos.

9.5

Instagram: resenha100nota

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..