"O Gabinete do Dr. Caligari" e o Expressionismo Alemão

26/10/2018 12:09 - Resenha100Nota
Por Bruno Omena

Produzido em 1920, "O Gabinete do Dr. Caligari" pode ser considerado o maior símbolo do movimento cinematográfico denominado Expressionismo Alemão.

Em contraste com o Impressionismo, que buscava retratar a realidade tal como era, o Expressionismo trazia a visão do autor para aquela realidade. Manifestada inicialmente nas pinturas, literatura e teatro, o movimento expressionista chegou aos cinemas no período pós-guerra e encontrou na Alemanha o cenário ideal para o seu desenvolvimento.
Diretores como Fritz Lang ("Metrópolis"), Robert Weiner ("O Gabinete do Dr. Caligari") e Friedrich Wilhelm Murnau ("Nosferatu, uma sinfonia de horror") são os grandes representantes do movimento que influenciaria toda a indústria do cinema.
O uso das sombras, que o mercado americano viria a abraçar no "cinema noir", as imagens distorcidas e personagens assustadores, em histórias bizarras, marcaram uma época de pessimismo da sociedade a partir da arte subjetiva de seus realizadores. Não havia a busca pelo belo, mas sim pela projeção da psique humana.

No filme "O Gabinete do Dr. Caligari", Weiner nos conta a história do Dr. Caligari e seu ajudante sonâmbulo, Cesare, que supostamente tem o dom de prever o futuro. Durante a noite, o estranho Cesare percorre o vilarejo para concretizar suas temidas previsões.
Exibida por meio de flashbacks, a trama foi uma das primeira a usar efetivamente esse recurso no cinema. Também foi de vanguarda ao inaugurar a manobra do plot twist no roteiro, décadas antes do mestre do suspense Alfred Hitchcock e seus discípulos, como o diretor M. Night Shyamalan, utilizarem a reviravolta final para surpreender o público.
Até hoje, o estilo expressionista influencia a sétima arte, e podemos ver elementos de "Dr. Caligari"  repercutir em obras atuais, tal como visto em "A Ilha do Medo", de Martin Scorsese. Por isso torna-se interessante conhecer uma corrente que deixou marcas profundas nas gerações seguintes.
Ao refletir sobre esse período, tão marcado pelas produções de terror, penso que o maior temor do espectador encontrou morada na forma desalenta de enxergar o mundo a sua volta, como um pesadelo que se materializa.

*Preto e branco, e mudo, "O Gabinete do Dr. Caligari" só é indicado para aqueles que querem conhecer o Expressionismo e sua materialização no cinema.

*Disponível no YouTube

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..