A decisão política do ex-prefeito James Ribeiro (PRTB) de disputar uma das 27 vagas para a Casa de Tavares Bastos, se transformou em pesadelo após a abertura das urnas. James Ribeiro perdeu a eleição e ainda atrapalhou, seu cunhado e antigo aliado político o deputado estadual Val Gaia (PSDB) que não consegui se reeleger ficando na primeira suplência.

Mesmo com a experiencia de dois mandatos como prefeito de Palmeira dos índios e filho de um dos maiores líderes políticos da região o saudoso ex-deputado federal deputado federal Helenildo Ribeiro. James Ribeiro, em seus dois mandatos a frente do executivo palmeirense entrou para a história da terra Xucuru com o prefeito que mais construiu casas populares.

James Ribeiro e Val Gaia sempre foram fortes aliados na política de Palmeira dos Índios desde 1992, nessa aliança, conseguiram inúmeras vitórias colocando Palmeira dos índios em destaque no cenário politico de Alagoas. Em 2016 ocorreu na eleição para prefeito o fim da aliança entre os dois políticos.

Após esse fato politico nada salutar para Palmeira dos Índios, quem sai fortalecido com esse embate familiar sem sombra dúvidas, é o prefeito Júlio Cézar (PSB) que conseguiu ajudar a eleger a ex-prefeita de Estrela de Alagoas, Angela Garrote a deputada estadual sendo a mais votada de Palmeira dos Índios com o dobro de votos do ex-prefeito James Ribeiro. Política se faz com equilíbrio união e o tempo foi o senhor da razão. A arte de ganhar é somar e não dividir.