(Atualizada às 13h29)

Uma mulher [que preferiu não ter o nome divulgado] denunciou ao Cada Minuto nesta segunda-feira (01) a morte do gato dela após ele ter tomado a vacinação antirrábica em Maceió. Conforme explicou a dona do animal, o gato não tinha problemas de saúde e morreu minutos depois de ser vacinado.

Segundo a mulher, o gato foi levado pelo esposo dela para tomar a vacina na Praça das Graças, no bairro da Levada, no sábado (29). “Meu marido levou o Mickey para tomar vacina e ao chegar em casa, assim que tirou da caixinha, ele caiu, agonizou e morreu”.

A denunciante afirmou não entender o motivo do gato ter morrido. “A gente vacina para proteger e acontece algo assim. Minha filha era muito apegada ao gato, teve febre e só faz chorar, quero uma resposta do que aconteceu. Não sei se a vacina para gato tem uma dosagem maior e ele não aguentou”.

Sem contra-indicação

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que que todos os vacinadores são profissionais capacitados para o serviço e que, em relação ao gato especificamente, a Coordenação da Unidade de Controle de Zoonoses disse que esse é um caso isolado, pois a vacina é segura e não possui qualquer contra-indicação.

"O que pode ter ocorrido, e escapa a qualquer controle por parte do município, são outros problemas como mortes cardíacas, que podem acontecer em época de vacina por conta do estresse a que alguns animais são submetidos. Infelizmente não dá para dizer a causa exata da morte desse animal, pois ao tentar fazer a necropsia, o animal já havia sido enterrado pelo dono. Mas certamente não foi por conta da vacina, pois até hoje não foi registrado nenhum caso de morte por conta da aplicação, mas sim por outras doenças", conclui a nota.