Quem vai ao supermercado, seja para fazer compras mensais ou comprar apenas alguns itens, tem sentido a elevação nos preços de alguns produtos nas prateleiras em Maceió. Essa mudança é atribuída a alta do dólar, que tem inflacionado produtos que dependem de matéria prima importada, como o pão.
Os consumidores têm sentido fortemente no bolso e reclamam que muitas vezes não podem deixar de obter aquele produto e acabam levando. Oficial da Marinha Mercante, Jean Figueiredo contou à reportagem que ainda não realizou uma pesquisa em outros estabelecimentos, mas sentiu o peso nas compras.
“Ainda não fiz a comparação, mas sempre que o dólar sobe, principalmente os derivados do trigo sofrem aumento. Mas até o café, que é produção nossa, tem aumentado o preço. Nossa economia está ruim, é preciso que estabilize”, comentou Figueiredo.
Apesar do preço do pão estar mais evidenciado com a alta, já que o quilo pode ser encontrado por até R$ 11,00 em padarias da capital, os consumidores reclamam que outros produtos têm apertado o orçamento.
"Muita coisa aumentou, os preços estão subindo consideravelmente. Ultimamente tenho comprado comida pronta porque está saindo mais barato, é mais vantajoso pra mim. Fui ao shopping, almocei com 12 reais”, disse a aposentada Julieta Costa.
E sem saída, muitos acabam forçando ainda mais o orçamento e fazendo alguns ajustes. "Não só nos importados, em todos os produtos. O jeito é levar, né? O que podemos fazer? Quando precisamos temos que levar, mas vamos controlando", afirmou a autônoma Selma Britto.
*Estagiária sob supervisão da editoria