A Petrobras anunciou um novo reajuste no preço da gasolina nesta sexta (14). Com o aumento de 1%, o preço do combustível nas refinarias sobe para R$ 2,2514, valor recorde desde julho de 2017, quando foi adotada a política de reajustes diários.
Nesta quinta-feira (13), a estatal já havia realizado um aumento também de 1%, após uma semana alterar os preços. Os aumentos, segundo a empresa, refletem a elevação das cotações internacionais e a desvalorização cambial.
Em setembro, o preço da gasolina nas refinarias da Petrobras acumula alta de 5,32%. Desde o início de 2018, o aumento é de 32,9%.
A alta nas refinarias vem pressionando os preços nas bombas, que subiram em média 1,77% na semana passada, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), para R$ 4,525 por litro.
A expectativa do mercado é que a tendência de alta se mantenha, já que as cotações internacionais estão pressionadas pela chegada do furacão Florence aos Estados Unidos e o câmbio tem oscilado de acordo com o cenário eleitoral.