A cidade de Arapiraca pela sua importância econômica política e social já possui quatro representantes na Câmara dos Deputados. Foram eles Talvane Albuquerque, Ceci Cunha, Rogério Teófilo e até 2011 a ex-prefeita Célia Rocha, que renunciou ao cargo para disputar a Prefeitura de Arapiraca em 2012
Atualmente, o deputado estadual Severino Pessoa (PRB) se constitui como o único candidato filho da terra para representar Arapiraca e a região Agreste na Câmara dos Deputados. Com uma carreira política vitoriosa iniciada como vereador em Arapiraca está no segundo mandato na Casa de Tavares Bastos e sua esposa Fabiana Pessoa é vice-prefeita de Arapiraca.
Bem articulado Severino Pessoa vem conquistando espaços em todo o Estado e conta com o apoio da ex-prefeita Célia Rocha além de um forte grupo do empresariado local. Arapiraca e municípios em seu entorno, que somam mais de 10, Para a Assembleia Legislativa Estadual estão na disputa fortes nomes. Como Ricardo Nezinho, Tarcizo Freire, Célia Rocha, Randerson Pessoa, Breno Albuquerque, Jairzinho Lira e Gilvan Filho. Todos com excelentes chances de vitória.