O procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, será presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), órgão que atua em investigações relevantes, como combate aos crimes de corrupção e tributários, lavagem de dinheiro, tráfico e crimes cibernéticos. E também articula ações em âmbito nacional ou regional para uniformizar e fortalecer ações de combate ao crime no Brasil.

Mendonça será empossado na manhã desta quinta-feira, 30. O colegiado do GNCOC integra o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), composto por membros dos Ministérios Públicos Estaduais e da União. O vice-presidente será o chefe do Ministério Público do Ceará, Plácido Rios.

Antes de assumir a chefia do Ministério Público de Alagoas, Alfredo Gaspar foi secretário de segurança pública de Alagoas, no primeiro ano e três meses do governo de Renan Filho (MDB), quando conseguiu uma redução histórica da violência em Alagoas.

Sob a gestão de Alfredo Gaspar desde 2017, o MP de Alagoas intensificou operações contra gestores públicos, processando e condenando e até prendendo prefeitos em flagrante, em operações que contaram com a presença do procurador-geral de Justiça em Alagoas.

A solenidade de posse acontecerá às 8h30 desta quinta, no Hotel Premier Best Western, na orla da praia da Pajuçara, em Maceió.