Provavelmente não, mas é bom os Calheiros ficarem de olhos bem abertos. Um cidadão-eleitor- investigador que já passeou com maestria pelo mundo da política, conhece os personagens, os bastidores, os labirintos do poder, cama e mesa, ouviu a denúncia, bateu o olho e enviou ‘investigadores’.
Os detetives foram ao local indicado, tiraram fotos e afirmaram que há traição. Foram precipitados na conclusão? Pode ser. Ainda é início de campanha, né? Como legalistas e democratas que devemos ser a dúvida deve existir até que se prove o contrário.
Contudo, os Calheiros, profissionais experientes no ramo, precisam estar muito atentos, ter muita atenção, o que é natural nessa atividade. Especialmente pelo histórico político do candidato ao Senado Maurício Quintella (PR), ex-ministro de Michel Temer.
Começou na política com Ronaldo Lessa, seu parente, de quem se desligou tempos depois. Antes claro, nessa época se elegeu vereador e foi deputado federal. Na campanha eleitoral para o governo em 2006 apoiava Teotonio Vilela, mas trocou de lado e foi para os braços de João Lyra para ter ‘mais estrutura’ de campanha. Um dia foi Lula e Dilma, mudou outra vez e derrubou o governo junto com Michel Temer e Eduardo Cunha.
Agora, por último, estava no grupo de oposição com Bendito de Lira, Rui Palmeira, entre outros. Como o prefeito de Maceió decidiu não ser candidato ao governo optou por deixar os aliados para ser candidato a senador junto com os Calheiros.
Pois bem, se Quintella fosse um atleta profissional de futebol o comentarista esportivo diria que ele troca bastante de camisa. Ora tá num time, ora noutro. E vida que segue as nuvens que, quando você olha ora estão de um jeito, quando você olha de novo já estão com outro formato. E nada disso é ilegal.
Bom, voltando ao tema central, o que dizem as fotos e as conversas de bastidores? Que Maurício Quintella não está usando nem divulgando o material de campanha do seu companheiro de campanha ao Senado, Renan Calheiros. E o material de Renan Filho, candidato ao governo, está sendo utilizada com muita discrição.
O comitê dele fica na Rua José Freire Moura, Ponta Verde, onde funciona a sede do PR. No portão de madeira na entrada tem um único adesivo do Renan Filho e nenhuma propaganda de Renan Calheiros-senador.
Nos muros da casa a mesma constatação, é o que mostram as fotos, pelo menos até esta quinta-feira (23).
EM TEMPO: Já é sabido que a melhor estrutura de campanha em Alagoas é a de Maurício Quintella. O helicóptero ao seu dispor também está servindo para dar carona ao governador Renan Filho quando viajam juntos para o interior.