O senador Fernando Collor (PTC) candidato ao governo e a ex-prefeita Célia Rocha (PTC) candidata a deputada estadual conseguiram somar o maior volume de lideranças políticas em Arapiraca em apoio as suas candidaturas. O eleitorado de Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral do Estado que vai decidir a eleição este ano, é de 141.112 eleitores 4% a mais em relação a eleição de 2016.
Todas as lideranças políticas, a grande maioria com mandatos que atualmente fazem parte do grupo de oposição ao governador Renan Filho (MDB) e ao vice-governador Luciano Barbosa (MDB) são o prefeito Rogério Teófilo (PSDB) a vice-prefeita Fabiana Pessoa (PRB) o deputado estadual e candidato a deputado federal Severino Pessoa (PRB), deputados estadual Tarcizo Freire (PP) além da grande maioria dos 17 vereadores que integram o Legislativo. Os demais apoios dos vereadores estão divididos, mas a grande maioria integra o grupo de oposição.
O vice-governador Luciano Barbosa mesmo com sua experiencia política com dois mandatos de prefeito de Arapiraca que não agregou lideranças políticas e empresariais ao grupo de Renan Filho. Barbosa se ausentou da sua principal base política depois que deixou a Prefeitura de Arapiraca e o maior problema, rompeu com a ex-prefeita Célia Rocha que foi a mentora e principal responsável para coloca-lo na carreira pública vitoriosa. Atualmente ambos estão em palanques opostos numa eleição majoritária pela primeira vez em mais de 20 anos.
O resultado dessa eleição em Arapiraca vai definir o principal grupo que vai comandar o município a partir de 2020 e se firmar como grupo político muito forte se continuar unido, coeso a oposição vai levar a melhor na segunda cidade mais importante do interior do Estado. Espera-se que essa união de forças não seja momentânea em razão das conveniências na eleição 2018.
Luciano Barbosa foi secretário de Finanças da primeira gestão de Célia Rocha, chegou a ser ministro da Integração Nacional no governo Fernando Henrique Cardoso com a força política de Célia Rocha e do senador Renan Calheiros, depois com a força de Célia Rocha foi prefeito de Arapiraca por dois mandatos. Atualmente, o senador Renan Calheiros, não é mais aliado de Célia Rocha.
Tropa de choque de Luciano Barbosa
Atualmente Luciano Barbosa reúne em seu grupo em Arapiraca, alguns empresários, o deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) o vereador Rogério Nezinho (MDB) e mais dois vereadores Sergio do Sindicato (PPS) e Moisés Machado (PDT). Outra liderança que permaneceu fiel a Luciano Barbosa foi o ex-vice prefeito Yale Fernandes (MDB) Yale é de tradicional família de Arapiraca chegou a assumir a Prefeitura de Arapiraca na gestão de Célia Rocha quando teve que se afastar por motivos de saúde, fez um excelente trabalho não ficou envaidecido no cargo. Derrotado em 2016 com Ricardo Nezinho por Rogério Teófilo na disputa pela prefeitura passou um bom período no esquecimento, permaneceu fiel a Luciano Barbosa.