Prefeito de Palmeira pede afastamento de médica acusada de negligência na UPA

13/08/2018 21:51 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com Todo Segundo
Image

O prefeito em exercício Márcio Henrique se reuniu na manhã desta segunda-feira (13), na prefeitura, com membros da Comissão Permanente de Acompanhamento e a diretoria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O objetivo foi de pedir esclarecimentos sobre o fato ocorrido com o paciente José Wellington Tomé da Silva. O paciente deu entrada na UPA e a família acusa uma profissional daquele estabelecimento de negligência médica.

Márcio Henrique solicitou ao IDAB o afastamento da profissional, até que o processo seja apurado, e que o Instituto verifique também a capacidade técnica de todos os profissionais e envie os resultados à Comissão Permanente da prefeitura.

Sobre a apuração do caso, que envolve a profissional da UPA, Márcio destacou. “A Comissão da Prefeitura fará a sua própria avaliação. Iremos avaliar também o relatório da sindicância. Depois enviaremos as nossas conclusões para o Conselho Regional de Medicina, e este avaliará se houve ou não negligência médica da parte da profissional”, informou o prefeito em exercício.

No início da manhã, a Comissão se reuniu na UPA para tratar do assunto e exigir as medidas cabíveis do Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB), que administra a Unidade. O IDAB comunicou que já foi instaurada uma sindicância interna. Após a reunião, a prefeitura divulgou uma Nota Oficial sobre o caso.

Entenda o caso

José Wellington Tomé, teria esperado aproximadamente 15 horas, aguardando atendimento em uma maca, na Unidade de Pronto Atendimento de Palmeira dos Índios.

Segundo a sobrinha da vítima, Wellington deu entrada, na noite do último sábado (11), na unidade de emergência desacordado. A denunciante alega que o os médicos relataram que o caso era apenas de escoriações e não apresentava cuidados especiais.

Wellington passou a noite de sábado (11) desacordado e após 15 horas foi transferido para o Hospital Regional Santa Rita, sendo diagnosticado com Traumatismo Crânio Encefálico.

O paciente foi transferido para o Hospital de Emergência Drº Daniel Houly, em Arapiraca, onde foi levado com urgência para a Sala Vermelha de trauma, após exames foi constatado o Traumatismo Craniano, sete costelas fraturadas e um dos pulmões perfurado pelas costelas, devido a perfuração do pulmão, a vitima apresentava ainda hemorragia dentro do tórax.

A família afirmou ainda que Wellington permanece em estado grave, intubado e em coma no Hospital de Emergência. Revoltados com o erro grave da UPA de Palmeira dos Índios, a família informou que vai registrar o caso na Polícia Civil e denunciar á médica no Conselho Regional de Medicina (CREMAL).

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios informou que tomou conhecimento do fato ocorrido com o paciente José Wellington Tomé da Silva e que já designou a Comissão Permanente de Acompanhamento para apurar o fato.

NOTA OFICIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios informa que tomou conhecimento do fato ocorrido com o paciente José Wellington Tomé da Silva e que já designou a Comissão Permanente de Acompanhamento para apurar o fato. 

A Comissão se reuniu nesta segunda-feira (13), na Unidade de Pronto Atendimento de Palmeira dos Índios, para tratar do assunto e exigir as medidas cabíveis do Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB). O IDAB por sua vez, comunicou que já foi instaurada sindicância interna e tomará as providências. A secretária Kátia Born informa que acompanha atentamente o caso e pede celeridade na conclusão do relatório geral que dirá o que houve de fato.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..