Paciente que teve diagnostico errado na Upa de Palmeira está no Hospital do Agreste em estado grave

13/08/2018 12:27 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves
Image

Após sofrer um acidente com uma bicicleta em Palmeira dos Índios no início da noite do sábado (11), um homem identificado como José Welligton Tomé da Silva foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU) para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos índios no Agreste do Estado.

De acordo com informações da sobrinha do paciente identificada como Cíntia , a vítima deu entrada na UPA desacordada, e após passar por avaliação de uma médica plantonista, os familiares foram informados que Welligton não tinha nenhum trauma e que ele estava bem. "Após realizar um exame de raio x, a médica informou que ele tinha apenas escoriações, estando desacordado devido à ingestão de bebida alcoólica, e que após medicação,' ele iria acordar bem", explicou.

Informações dão conta de que os familiares da vítima procuraram por atendimento várias vezes questionando a situação do paciente, sem êxito. José Welligton estava na UPA, na área amarela, junto com os pacientes clínicos. Ficou mais de 15 horas esperando o atendimento específico, disse a familiar do paciente. Depois de muita insistência da família, o paciente foi transferido para o Hospital Regional Santa Rita, em Palmeira dos Índios. Lá, foi detectado um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE).

Em razão da gravidade,o paciente foi transferido com urgência para o Hospital de Emergência Doutor Daniel Houly, em Arapiraca, onde se encontra na área vermelha. No local, ficam internados os pacientes com traumas e em estado grave. Após a realização de alguns exames, foi confirmado o diagnóstico de Traumatismo Craniano, sete costelas fraturadas e um dos pulmões perfurado por uma costela. Welligton apresentava ainda hemorragia interna. 

 A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios, informou que a unidade de saúde deve abrir sindicância para apurar o caso. O prefeito Júlio Cezar (PSB) encontra-se em viagem em Gramado, Rio Grande do Sul e o município está no comando do prefeito em exercício, Márcio Henrique.

Secretária municipal de Saúde se pronuncia

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios Kátia Born (PDT) informa que tomou conhecimento do fato ocorrido com o paciente José Wellington Tomé da Silva e que já designou a Comissão Permanente de Acompanhamento para apurar o fato.

A Comissão está reunida hoje (13), na Unidade de Pronto Atendimento de Palmeira dos Índios, para tratar do assunto e exigir as medidas cabíveis do Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB). O IDAB por sua vez, comunicou que já foi instaurada sindicância interna e tomará as providências. A secretária Kátia Born informa que acompanha atentamente o caso e pede celeridade na conclusão do relatório geral que dirá o que houve de fato.
 

  

https://pix.7segundos.com.br/?tid=118133&tt=noticias&h=92aa6bc6e3e6c8e83d68214f50bbdd77cea84018

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..