Severino Pessoa está entre os três prováveis eleitos no “chapão” da oposição

11/08/2018 07:11 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves
Image

O deputado estadual arapiraquense Severino Pessoa (PRB) está cotado no “chapão” da oposição de acordo com analistas políticos com um dos três eleitos da coligação. Habilidoso, inteligente, no seu segundo mandato na Casa de Tavares Bastos soube articular em tempo hábil o seu espaço em uma composição favorável ao seu projeto político de conquistar uma das nove vagas para a Câmara dos Deputados.

Severino Pessoa 02

 De acordo com as previsões , os principais favoritos são nessa composição são: Arthur Lira, JHC, ambos buscam a reeleição e o deputado estadual Severino Pessoa. O parlamentar teve participação decisiva na vitória do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) na eleição de 2016 em Arapiraca e indicou a esposa Fabiana Pessoa como vice-prefeita. Fazem parte da mesma composição a vereadora por Maceió, Tereza Nelma, vereador por Maceió, Eduardo Canuto, Fernando James (Collor), Pedro Vilela, Hemerson Casado, Zé Luiz dos Anjos e Coronel PM do Valle – entre outros.

Definidos tempo do horário eleitoral

Nesse período que antecede o Horário Eleitoral Gratuito os partidos fazem contas do espaço que seus candidatos terão no rádio e na Televisão. O importante é aproveitar com inteligência e objetividade para conquistar o voto do eleitor indeciso.  As coligações majoritárias lideradas pelos senadores Fernando Collor (PTC) e Renan Filho (MDB) vão ficar com mais de 90% do tempo no horário gratuito de propaganda eleitoral – valendo a proporção para todos os cargos.

Definidos 02

Os quatro candidatos a governador vão usar nove minutos a cada programa eleitoral, exibidos duas vezes ao dia nas segundas, quartas e sextas. Renan Filho deve ficar com 4 minutos e 49 segundos, Collor, com 3 minutos e 34 segundos, Basile (Psol), com 19 segundos, e Josan (PSL), 17 segundos. Nesses programas e em toda a campanha eleitoral o foco do eleitorado vai se concentrar nos dois candidatos com maiores densidades eleitoral Fernando Collor e Renan Filho.

Obras do Canal do Sertão podem parar

As obras do trecho IV do Canal do Sertão no semiárido de Alagoas estão em ritmo lento. E o mais grave, podem parar por período indeterminado nas próximas semanas por falta de recursos financeiros do governo federal.  As empresas que trabalham na construção anunciaram a demissão de mais 100 trabalhadores esta semana e sinalizam com novas reduções em setembro se os recursos financeiros não forem liberados. Em nota, a Secretaria de Estado da Infraestrutura, que realiza a obra do Canal do Sertão em convênio com o governo federal, “esclarece que aguarda o repasse de recursos provenientes do Ministério da Integração Nacional para que as obras do Canal do Sertão sejam concluídas”.

Seca já atinge 30% dos municípios do Estado

Cerca de 30% dos municípios de Alagoas já estão secos. É o que mostra o atual mapa de monitoramento da cobertura vegetal do Estado, realizado pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis). De acordo com a atual imagem de satélite, registrada de 22 a 27 de julho, dos 102 municípios alagoanos, 30 estão afetados por seca grave ou moderada, localizados na mesorregião do Sertão alagoano e alguns no Agreste, na porção semiárida do Estado.

Seca já atinge 30% 02

O mapa mostra que as mesorregiões do leste alagoano e boa parte do Agreste continuam verdes, um indicativo de que a cobertura vegetal está saudável, em razão da estação chuvosa que ocorre nessas áreas. A animação com mapas de monitoramento por satélite, de janeiro a julho de 2018, aponta que nos meses de abril e maio, as chuvas permitiram a recuperação da cobertura vegetal da maioria dos municípios, incluindo o Sertão, área mais seca.

Grupo de ex-vereadores e suplentes vão decidir apoios

Os próximos dias serão decisivos para o grupo formado por ex-vereadores, suplentes de vereadores e lideranças comunitárias de Arapiraca, com vistas à eleição em outubro deste ano. Denominado “Integração Política”, o grupo está se mobilizando com reuniões semanais, há mais de cinco meses, para marcharem juntos e escolherem candidatos que defendam os interesses coletivos na disputa ao Governo de Alagoas, Senado, Câmara dos Deputados e ALE

Grupo de ex-vereadores 02

Dentre os nomes que fazem parte do grupo estão os ex-vereadores Josias Albuquerque, Ronald Rios, o Roninho ambos já ocuparam a presidência da mesa Diretora do Legislativo de Arapiraca. Sidney Geni foi vereador por duas legislaturas Márcio Marques foi vereador e presidente da Câmara Municipal. Sargento Brás, Dorge do Queijo foi duas vezes vereador por Arapiraca, Maria Damasceno, além de suplentes de vereador como, Vera Veríssimo, Carlos André, o Poeta, entre outras lideranças.

Usina Caeté abre vagas

A Usina Caeté S/A – Unidade Marituba, situada na zona rural do município de Igreja Nova, no Baixo São Francisco do Estado, divulgou comunicado nesta sexta-feira, (10)  informando que a empresa está com vagas de emprego disponíveis para diversos cargos. Os interessados em trabalhar na indústria precisam comparecer ao setor de Gestão de Pessoas, munidos de todos os documentos, das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas, para se inscreverem. A empresa não divulgou prazo.As vagas são para motorista, operador de carregadeira, mecânico automotivo, eletricista automotivo e borracheiro.

Legislativo de Arapiraca: Marasmo só

A Câmara Municipal de Arapiraca reiniciou os seus trabalhos após um “descanso” de 40 dias. Os trabalhos continuam sendo realizados no prédio do Cria, que pertence a pasta da Saúde do município. Construído na gestão do então prefeito Luciano Barbosa já carece de reforma e ampliação. A antiga Escola de Governo que deveria ser ocupada pela Câmara permanece com as instalações não concluídas. A presidente da Mesa Diretora, professora Graça Lisboa (PDT) anunciou que no inicio deste ano tudo estaria no novo prédio o que não aconteceu.

Legislativo de Arapiraca 02

Graça Lisboa vai concluir a sua gestão na presidência da Casa sem cumprir com os servidores o que prometeu quando assumiu o comando em 2017, negociar com a Caixa e com os servidores o pagamento do FGTS, um velho débito passado de inúmeras Mesas Diretoras. O velho problema vai ser repassado para o próximo presidente, Léo Saturnino (MDB) e só Deus sabe quando será quitado cuja causa foi ganha na Justiça.

Legislativo de Arapiraca 03

 A grande maioria dos servidores já perdeu as esperanças. Os sucessivos presidentes preferem pagar as pesadas multas ao Ministério Público do Trabalho que dar o direito aos servidores. O débito corrigido é da ordem de R$ 1,5 milhões e está na responsabilidade da Prefeitura de Arapiraca pelo fato de o Legislativo da cidade mais importante do interior do Estado, não possuir personalidade jurídica. Todos os meses a Prefeitura de Arapiraca repassa para a Câmara, mais de um milhões do duodécimo. O que falta é boa vontade, sensatez e decisão política que nunca tiveram.

 

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..