Quem foi rei perde a mejestade?
Antes de "Pantera Negra" (2017) reinar absoluto, Eddie Murphy já levava multidões aos cinemas. Astro de grandes produções das décadas de 80/90, Eddie era o carisma em pessoa. A malandragem do policial Axel Foley, da trilogia "Um Tira da Pesada" (1985), associada a dublagem clássica da TV aberta (dublador Mário Jorge Andrade) marcou época. Se fosse músico, Eddie seria um hitmaker, que emplacava seguidos sucessos.
Em "Um Príncipe em Nova York" (1988), ele faz o herdeiro do reino africano de Zamunda, que vai para Nova York viver como plebeu e aprender a nova cultura antes de se casar. O filme, dirigido por John Landis ("Clube dos Cafajestes"), é repleto de gags engraçadíssimas.
Com o ator Nick Nolte ("Cabo do Medo") fez dupla em "48 horas" (1982), ação que lhe rendeu indicação ao "Globo de Ouro" daquele ano como revelação.
Já em "Trocando as Bolas" (1983), vive o pobretão que troca de lugar com o executivo de sucesso interpretado por Dan Aykroyd ("Os Irmãos Cara-de-Pau") , após uma aposta bizarra entre os sócios do empresário.
O remake do clássico "O Professor Aloprado" (1996), anteriormente interpretado pelo gênio da comédia Jerry Lewis, talvez tenha sido o canto do cisne para Eddie. Atuando sob camadas de maquiagem, fez sucesso como o exército de um homem só, ao dar vida a vários personagens na produção.
Porém, a sequência da carreira foi tomada por fracassos de público e crítica.
O trabalho de voz para o burrinho de "Shrek" ganhou elogios, mas é pouco para quem já tocou o céu das preferências em Hollywood.
Top 3:
1- Um Príncipe em Nova York - 9.0
2- Um Tira da Pesada - 8.8
3- Trocando as Bolas - 8.0










