A promotoria do município de Jacuípe solicitou ao delegado do município a abertura de um inquérito policial para apurar uma denúncia de crime de peculato praticada na Autarquia Previdenciária do Município de Jacuípe. A solicitação veio junto com a abertura de investigação do Ministério Público Estadual (MPE/AL), publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (12).

A denúncia foi protocolada no órgão estadual dando conta de que o presidente da Autarquia Previdenciária reteve indevidamente valores referentes ao desconto de empréstimos consignados de servidores do município de Jacuípe, sem repassá-los à instituição financeira credora.

As informações serão investigadas pelo promotor Adriano Jorge através de um procedimento preparatório de inquérito. De acordo com a publicação, a conduta de reter os repasses configura atos de improbidade administrativa, bem como, crime de peculato desvio.

Além disso, foram requisitadas do Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal no Estado de Alagoas, informações detalhadas sobre os créditos decorrentes dos empréstimos consignados retidos e não repassados, bem como, o período em que se deu a omissão dos repasses.

O presidente do Jacuiprev também terá que prestar informações relativas aos últimos ocupantes do cargo de diretor da autarquia previdenciária.