Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) e secretários de Saúde da 5ª, 6ª, 9ª e 10ª Regiões de Saúde participaram na última terça-feira (29) de reunião com o titular da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, Gustavo Pontes, para discutir dentre as pautas a ampliação dos leitos de Oncologia para o estado de Alagoas.
Entre os serviços novos estão o Hospital Metropolitano – para Cirurgia Oncológica; Hospital Carvalho Beltrão – HCB – novo Unacon; Hospital de Amor em Lagarto, Sergipe.
Na ocasião foram discutidas propostas de reformulação dos mapas de vinculação e regulação dos pacientes dos municípios para os serviços. No redesenho, os municípios da 5ª e 6ª regiões de saúde terão como principal referência o Unacon HCB; já os da segunda macrorregião continuam no Unacon Chama e para algumas especialidades, antes referenciadas para Maceió, agora irão para o hospital Carvalho Beltrão em Coruripe.
Com relação aos serviços do Hospital de Amor, surgem na rede como opção a ampliação dos serviços existentes para tratamento oncológico, inicialmente atendendo os municípios das 6ª, 9ª, 10ª regiões de saúde.
O objetivo foi discutir a ampliação da atenção oncológica no Estado por meio do pacto federativo entre Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe.
Com a Rede Interestadual formada pelos quatro Estados envolvidos, foi criada uma linha de cuidado em parceria com o governo federal, não impactando no teto financeiro estadual, surgindo como uma nova oportunidade para o tratamento oncológico de regiões que possuem déficit ou vazios assistenciais para a Oncologia.
As apoiadoras regionais do Cosems-AL Kathleen Moura e Mirna Vaz participaram das discussões, que ocorreram na sede da Sesau.