Nesta sexta-feira (29), encerra o prazo para o saque do pagamento das cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), ano base 2016. No estado de Alagoas, mais de treze mil pessoas ainda não sacaram o benefício. O valor pode chegar a R$ 954.
O benefício de 2016 começou a ser pago em julho do ano de 2017. No Brasil, mais de 22 milhões de trabalhadores sacaram o benefício. Os valores sacados atingiram cerca de R$ 16,4 bilhões.
Quem tem direito
Têm direito os brasileiros com mais de 57 anos, que são titulares de contas inativas dos fundos dos programas PIS e Pasep e que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988, poderão tomar posse desses recursos.
Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao benefício. Isso acontece porque a Constituição, decretada naquele ano, passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Para saber se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites www.caixa.gov.br/cotaspis e www.bb.com.br/pasep.
*Estagiária